Governo do Maranhão está entre os cinquenta maiores tomadores de empréstimos do BNDES

0
311

O Governo do Maranhão aparece na lista dos 50 maiores tomadores de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgada nesta sexta-feira (18) uma lista dos 50 maiores tomadores de recursos. Petrobras, Embraer, Norte Energia, Vale, Construtora Norberto Odebrecht, Tim, Telefônica, Oi e Estado de São Paulo estão entre os dez maiores. Conheça aqui as operações contratadas pelo Maranhão.

Após a divulgação do documento, o presidente Jair Bolsonaro, que prometeu diversas vezes nos últimos meses “abrir a caixa-preta do BNDES”, comemorou o fato em sua conta no Twitter. “Ainda vamos bem mais a fundo! BNDES divulga interessante link identificando os países que usaram os recursos financeiros do Brasil e os motivos dos empréstimos. Tire suas conclusões”, escreveu.

A página do BNDES apresenta o detalhamento de contratos com Angola, Argentina, Costa Rica, Cuba, Equador, Gana, Guatemala, Honduras, México, Moçambique, Paraguai, Peru, República Dominicana, Venezuela. Segundo o banco, o país ou empresa importadora assume a responsabilidade de pagar o financiamento ao BNDES, com juros, em dólar ou euro. Por isso, os contratos de financiamento à exportação envolvem três partes: a empresa brasileira exportadora, o importador e o BNDES.

Durante a campanha eleitoral Bolsonaro, afirmou que iria “abrir a caixa preta do BNDES e de outros órgãos”. No início deste mês, o presidente foi às redes sociais reafirmar o compromisso de “revelar ao povo brasileiro o que feito com seu dinheiro nos últimos anos” e disse que muitos contratos seriam revistos.

Eis a lista dos 50 maiores tomadores de empréstimos do BNDES:

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui