Chapadinha transfere para o Estado gestão de UPA até reforma de hospital regional

0
879

O governador Flávio Dino (PCdoB) visitou na manhã desta quarta-feira (29) a cidade de Chapadinha, na região do Baixo Parnaíba, data em que o município completava de 79 anos de emancipação política, e entregou à população a 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma ambulância, além de assinar edital de licitação para conclusão das obras do Hospital Regional.

O governador destacou que o Corpo de Bombeiros cumpre múltiplos papeis que não só o combate a incêndio, mas também atendimento pré-hospitalar, resgate e captura de animais, prevenção em áreas balneárias, entre outras atividades. “É uma grande conquista para Chapadinha e região. Porque antes para resolver um problema tinha que vim bombeiro de Itapecuru”, ressaltou Flávio Dino.

A inauguração faz parte do plano de reestruturação e expansão do efetivo operacional da corporação e representa o fortalecimento da segurança pública no Maranhão, de acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto. Ele enfatizou que no início do mês de março já foi feita a implantação de outra unidade em Santa Inês como parte dessa estratégia. “Chapadinha é uma cidade estratégica para a região do Baixa Parnaíba e, por determinação direta do governador Flávio Dino, agilizamos a implantação do Batalhão nesta cidade”, realçou.

Saúde – Chapadinha passou a contar também com uma UPA melhor equipada e uma ambulância equipada com aparelhos modernos para melhorar o atendimento na área da Saúde. Em breve, terá um Hospital Regional que atenderá todos os municípios do Baixo Parnaíba.

O governador explicou que a empresa contratada ainda na gestão anterior para executar a obra do Hospital Regional não conseguiu cumprir os cronogramas por erros que foram cometidos no passado, e agora será substituída para que a população de Chapadinha não tenha que esperar ainda mais pela inauguração da unidade. Ele assegurou que o objetivo é concluir as obras da unidade até o final do ano.

Governador Flávio Dino, secretários e lideranças da região na entrega da UPA e da Companhia do CMMA para Chapadinha. (Foto: Karlos Geromy)

“Enquanto o hospital não fica pronto, essa UPA aqui, que é do município na verdade, fica como sendo nossa. Todos os equipamentos foi o Governo quem botou. E o custeio mensal dessas 150 pessoas que vão trabalhar vai ser nosso também. É R$ 1,1 milhão por mês para manter a UPA funcionando. É um investimento alto, porque a UPA vai ajudar os hospitais do município até o Hospital do Governo estar funcionando. É um acordo justo. Estamos pagando uma parte dessa dívida que não é minha, mas é do Governo com Chapadinha e com o Baixo Parnaíba”, explicou Flávio Dino.

Com investimentos de mais de R$ 2 milhões, a UPA, Porte II, atenderá mais de oito mil pacientes por dia, encaminhados dos 13 municípios que compõem a Regional de Saúde de Chapadinha, isto é, mais de 360 mil habitantes terão pronto atendimento de urgência, 24 horas por dia, sete dias por semana. A iniciativa colabora para diminuir as filas no pronto-socorro do Hospital Antônio Pontes Aguiar (HAPA), único na região especializado no atendimento de urgência e emergência.

O prefeito de Chapadinha, Magno Bacelar, esclareceu que o Estado administrará a UPA por 12 meses, até que o Hospital Regional esteja pronto para fortalecer ainda mais a saúde na região. “Para Chapadinha é importante. Temos que agradecer porque é investimento na saúde. O governador cumpriu o compromisso. Assim como o Corpo de Bombeiros. A cidade do porte de Chapadinha, quase 100 mil habitantes, tinha que ter uma unidade dessas”, frisou o gestor.

Ações – Além das entregas realizadas no dia do aniversário, Chapadinha conta com um conjunto de obras e ações do Governo do Estado que já beneficiam a população, a exemplo do Restaurante Popular, contratação de novos professores e policiais, benefícios do programa Bolsa Escola para mais de 16 mil estudantes, uma nova unidade do Viva, novas sedes do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e do Centro Especializado de Referência e Assistência Social (Creas), reconstrução da Escola Paulo Ramos e pavimentação de ruas, entre várias outras ações.

Também participaram da agenda de aniversário de 79 anos de Chapadinha o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, os deputados estaduais Levy Pontes, Zé Inácio, Ana do Gás e Fábio Braga, além de vereadores e lideranças da cidade e de municípios vizinhos.

(Com dados da Secap)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui