Agrobalsas será aberta nesta segunda-feira com inovações no setor agropecuário

1232

Com o tema Coragem para ser diferente – união para fazer a diferença, será aberta nesta segunda-feira (15) e se estende até sexta (19), na cidade de Balsas, a 15ª edição da Agro Balsas, evento promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen). A solenidade de abertura deverá contar com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB), do secretário de Agricultura, Márcio Honaiser (PDT), dentre outras autoridades e lideranças do setor empresarial.

A feira reúne expositores do setor de tecnologias em máquinas e implementos agrícolas, atrações culturais, festivais de flores e shows musicais. Palestras educativas sobre segurança no trânsito. Meio ambiente, recursos naturais. Agricultura sustentável renda e segurança e outras.

Otimista com os resultados deste ano, a superintendente da Fapcen, Gisela Introvini, fala sobre a orgnaização do evento. “Estamos costurando o melhor evento possível contando com apoio da Prefeitura de Balsas e do Governo do Estado e queremos chamar a atenção do governo federal para ver que nós existimos, temos grandes tecnologias, vencemos com garra e coragem as dificuldades e com o apoio do ministério da agricultura. Vamos convidá-los e esperamos que possam vir para cá e participar conosco desse grande movimento que estamos organizando esse ano”.

Uma das novidades será o lançamento do Boi Tropical, resultado do cruzamento das raças Nelore, Curraleiro (Pé-Duro), Senepol e Angus, com o uso das mais poderosas ferramentas do melhoramento animal o cruzamento e a seleção. O principal objetivo desse cruzamento foi reunir as melhores características das raças formadoras, com vistas à produção de carne com qualidade em regiões quentes e inóspitas.

No lançamento a Embrapa Meio Norte apresentará também os capins, que têm de acompanhar a alimentação da nova genética.”Ter a pecuária cada vez mais firme em conjunto com a produção de grãos e pastagens. Estamos despertando para esse novo modelo da agricultura. Acredito que o Agro Balsas vai seguir essa linha, essas duas vertentes”, diz Gizela.

Boi Tropical é uma das novidades a serem apresentadas na exposição pela Embrapa

Agrobalsas dará ênfase a participação de estudantes com a visão de fortalecer a atividade agropecuária na região. Em 2016 recebeu a visita de mais de 5 mil alunos e em 2017 há previsão que esse número cresça com mais novidades e estímulos aos visitantes.

A Fapcen vem pregando desde 2012 o que a região tem para oferecer ao Brasil e para o mundo em credibilidade, em confiança e em sustentabilidade, que é a nova bandeira, que está se organizando e busca opções para as alternâncias climáticas na Terra; as reponsabilidades sócio ambiental com a renda do produtor o que resume com a agricultura sustentável.

Confira a programação prevista para terça-feira (16), primeiro dia de trabalhos no evento:

  • 08:15 – Palestra com Tema: Boi Tropical – por Dr. Gerado Mangela – EMBRAPA Meio Norte
  • 08:50 – Alto Rendimento Em Pulverização – por AGROSPRAY
  • 09:05 – Lançamentos – Controle de Mosca Branca e Doenças na Soja – por IHARA
  • 10:05 – Cultivares de soja – Banco Genético Embrapa – por Cv. IPRO-RR-CONVENCIONAIS – FAPCEN/EMBRAPA
  • 11:20 Mandioca – Materiais Genéticos Selecionados por Pesquisadores da Embrapa – Amazônia Oriental, por Eng°. Agr°. Benedito Dutra – Produtor Rural/Iniciativa Privada

Dia de Campo

  • 08:35 – Visita às estações – Vitrines Vivas – Culturas e Animais – Programa Pronutiva, por Arysta
  • 09:20 – Programa SuperSoja, por Yara Fertilizantes
  • 09:50 – Grupo Certificação RTRS/FAPCEN, por técnicos da FAPCEN
  • Sistema São José – Consorcio Milho-Branquitária-Stilozante Campo Grande, por Grupo Risa
  • 10:50 – Adubação Verde – Crotalaria-Mucuna-Guandu-Nabo Forrageto, por Dalberto José Dolmo – SEMENTÃO
  • 11:05 – Tríplice Consórcio na Interação Lavoura-Pecuária (milho, branquitária, guandu e crotalaria, Feijão Caupi e Pastagens), por Dr. Marcos Teixeira – Embrapa Meio Norte
  • 12:00 – Treinamento de Cortes Especiais de Ovinos e Caprinos com 100% de Aproveitamento, por Paulo Holanda – Fazenda Pé de Serra
  • 14:00 – Treinamento de Cortes Especiais de Ovinos e Caprinos Com 100% de Aproveitamento, por Paulo Holanda – Fazenda Pé de Serra

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui