Abertas as inscrições para escolha, dia 26, do rei, da rainha e das princesas do Carnaval

0
308

Está aberto até o próximo dia 24, o edital para a escolha do Rei Momo, Rainha e Princesas do Carnaval, evento que será realizada no dia 26 de janeiro. Além da habilitação documental, os candidatos devem apresentar simpatia, espírito carnavalesco, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, harmonia no conjunto e domínio na arte de sambar para representar a alegoria da folia momesca durante as atividades do Carnaval 2020.

Durante o mandato da Corte Momesca, eles participam de festas, desfiles, espetáculos públicos, shows, eventos ou festividades semelhantes, levando toda a alegria do Carnaval de São Luís. “A Corte Momesca representa a Prefeitura de São Luís durante a temporada carnavalesca, com um reinado que vai desde o dia da eleição até 25 de fevereiro, terça-feira gorda de Carnaval, logo após o encerramento das atividades carnavalescas na Passarela do Samba. O concurso já se tornou tradição e a cada ano vemos produções mais elaboradas, eles têm se preparado para fazer bonito e ainda levam os amigos e familiares para uma grande torcida”, destacou o secretário municipal de Cultura, Marlon Botão.

Os documentos exigidos no regulamento de inscrição são: cópias do CPF;RG; comprovante de endereço, em nome do candidato; foto colorida e de corpo inteiro do candidato; declaração de conclusão do Ensino Fundamental (do estabelecimento de ensino) e ficha de inscrição preenchida (anexo I do edital). Esta documentação deve ser entregue em envelope aberto na sede da Secult, situada na Rua do Mocambo, nº 253 – Centro, das 9h às 14h e das 14h às 18h (de segunda a sexta-feira). A inscrição será finalizada mediante a emissão do comprovante de inscrição, havendo a conferência dos documentos entregues e o fechamento do envelope.Critérios – Podem participar do concurso pessoas a partir dos 18 anos, sem limitação de idade máxima, residentes no território municipal, com Ensino Fundamental (9º ano) completo. Os eleitos devem ter disponibilidade para participar dos ensaios e para cumprir os compromissos carnavalescos estabelecidos pela Secult. Não podem concorrer os eleitos a Rei, Rainha ou Princesa no último concurso (Carnaval 2019). No caso exclusivo do Rei Momo, os candidatos devem pesar acima de 100 quilos.

As candidatas à Rainha classificadas em 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares, respectivamente, receberão o título de 1ª Princesa e 2ª Princesa do Carnaval 2020 de São Luís. A Corte Momesca eleita receberá a seguinte premiação: ao Rei Momo e Rainha do Carnaval serão pagos R$ 5 mil e às duas Princesas escolhidas, a premiação será de R$ 3.500,00 para cada. Além desse cachê, O Rei Momo e a Rainha receberão os títulos, as faixas, as coroas, a fantasia e o cetro do reinado. Já as princesas recebem títulos, as faixas, as coroas, a fantasia e as tiaras de princesa.

A Comissão Julgadora avaliará o desfile de fantasia e resposta a uma pergunta feita pelo apresentador – uma nota para “Simpatia e Espírito Carnavalesco” e uma nota para “Desembaraço, Sociabilidade e Facilidade de Expressão”; Desfile de biquíni demonstrando espírito carnavalesco, através da dança – uma nota para “Harmonia no Conjunto” e uma nota para “Domínio na Arte de Sambar”, individualmente, apenas para Rainha e Princesas. Para o Rei Momo, logo após as perguntas e respostas, o candidato deverá sambar ao som de uma música, demonstrando espírito carnavalesco, através da dança.

Os candidatos receberão quatro notas de seis a 10 pontos, nos itens de avaliação citados. Será considerado eleito o candidato que obtiver a maior soma das notas, sendo que, em caso de empate, prevalecerá a maior nota em “Domínio na Arte de Sambar” e, persistindo o empate, o julgamento será decidido pelo voto do Presidente da Comissão Julgadora.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação