Aeroportos de Brasília, Curitiba e Natal são eleitos os melhores terminais do Brasil

0
44

Os aeroportos de Brasília (DF), Curitiba (PR) e Natal (RN) foram eleitos os melhores terminais do país, com base nos resultados consolidados do ano de 2017 da Pesquisa de Satisfação do Passageiro. Eles receberam o prêmio Aeroporto + Brasil 2018, que condecorou o melhor terminal por classes – até 5 milhões passageiros, de 5 a 15 milhões e acima de 15 milhões. A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu nesta quarta-feira (04), no Aeroporto Internacional de Brasília.

Nesta edição, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação ampliou a premiação para dez categorias e premiou também os melhores terminais em cada uma das três classes, tornando mais igualitária a concorrência entre os 15 principais aeroportos pesquisados. Além disso, a edição deste ano condecorou o melhor aeroporto nos últimos cinco anos da Pesquisa, Curitiba, que em 21 rodadas levou nove vezes o título. Além disso, o Aeroporto de Manaus foi o que mais evoluiu em relação a si mesmo no período, com 33%.

De acordo com o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério, Dario Lopes, a escolha dos vencedores foi apontada pelos próprios passageiros de voos domésticos e internacionais, com base nas 54,5 mil pessoas entrevistadas ao longo de todo o ano de 2017: “Nosso objetivo com esse prêmio é enaltecer os aeroportos melhor avaliados pelos nossos clientes, visando estimular a melhoria da prestação e da qualidade dos serviços ofertados”.

Resultado de imagem para check in da azul
Check in da Azul foi eleito o melhor pelos passageiros consultados

O Aeroportos + Brasil é um evento anual e a premiação é feita com base na consolidação das quatro rodadas trimestrais da pesquisa, utilizando as entrevistas realizadas pela Praxian – Business & Marketing, que tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 5%.

 

Evolução – A Pesquisa de Satisfação do Passageiro completou cinco anos de existência, avaliando 38 indicadores em 15 aeroportos, que recentemente foi ampliada para 20. Nesse período, foram mais de 300 mil entrevistas realizadas e os dados mostram que houve 11% de evolução média nos 5 grupos avaliados – infraestrutura, facilidades aos passageiros, órgãos públicos, companhias aéreas e transporte público.

A avaliação dos passageiros mostra que houve uma melhoria de 30% no preço dos produtos comerciais e 29% nos preços dos alimentos, apesar de ainda serem as principais reclamações dos entrevistados. A disponibilidade de tomadas aumentou 24% e a internet/wi-fi, 12%. Outro quesito que melhorou foi a velocidade na restituição de bagagem (21%) e a sua integridade (16%).

Dados SAC mostram que os entrevistados que possuem maior grau de escolaridade e maior renda costumam dar notas menores na Pesquisa. O mesmo acontece entre os passageiros mais frequentes. Já os viajantes estrangeiros dão notas maiores do que os brasileiros. Mas de 2013 para 2017, o indicador que mede a satisfação geral do passageiro passou de 3,85 para 4,36, mostrando uma melhoria nos serviços prestados pelas concessionárias e a Infraero.

VENCEDORES DO PRÊMIO 2018

CATEGORIAS ATÉ 5 MI DE 5 A 15 MI ACIMA DE 15 MI
Check-in + Eficiente Natal Curitiba Brasília
Check-in + Rápido – Cia. Aérea Azul
Raio-x + Eficiente Natal Curitiba Brasília
Aeroporto + Confortável Natal Curitiba Galeão
Restituição de Bagagem + Eficiente Manaus Curitiba Guarulhos
Bagagem + Rápida – Cia. Aérea GOL
Controle Migratório + Eficiente Manaus Curitiba Brasília
Controle Aduaneiro + Eficiente Manaus Curitiba Brasília
Aeroporto com + Facilidades ao Passageiro Manaus Santos Dumont Galeão
AEROPORTO + BRASIL 2018 Natal Curitiba Brasília
Aeroporto que + evoluiu em 5 anos Manaus
Aeroporto + Brasil 2013-2017 Curitiba

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui