Aeroportos do Maranhão devem ter aumento acima de 10% no movimento de passageiros na Páscoa

0
883

O Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, deve receber cerca de 21 mil passageiros no feriado de Páscoa, entre 18 e 22 de abril, o que representa um aumento de 11,75% na comparação com o mesmo feriado do ano passado, entre  29 de março e 02 de abril, quando o aeroporto maranhense recebeu 18.809 passageiros. Já o Prefeito Renato Moreira, em Imperatriz, deve registra um aumento de 14%, segundo projeções da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Os levantamentos levam em conta a oferta de assentos das empresas aéreas para o período. Para garantir a fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária durante o feriadão, uma série de ações foram adotadas para atender ao aumento do fluxo de passageiros e manter o conforto e a segurança dos usuários.

Equipes de segurança, operações e de manutenção foram reforçadas por meio de remanejamento das escalas de trabalho; os “amarelinhos”, funcionários de colete amarelo da Infraero com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” e a equipe do Balcão de Informações vai tirar todas as dúvidas dos passageiros.

No período da Páscoa são esperados, no aeroporto da capital, 175 pousos e decolagens, 0,8% a mais que as 162 operações registradas na Páscoa de 2018. O Cunha Machado está localizado em uma região estratégica do estado, entre o Norte e o Nordeste. Em 2018, mais de 1,58 milhão de passageiros transitaram pelo terminal, que tem capacidade para receber até 5,1 milhões de viajantes.  

Operam regularmente no terminal três companhias aéreas: Latam, Gol e Azul, com 24 voos diários, cujos principais destinos são Recife (PE), Imperatriz (MA), Guarulhos (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Confins (MG), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). 

Imperatriz – Em 2018, passaram, na Páscoa, pelo aeroporto de Imperatriz 3.136 pessoas, enquanto, para este ano a estimativa é de 3.575 viajantes. A demanda de aeronaves também será maior, passando de 57 para 65 pousos de decolagens, na comparação. 

Para o superintendente do Aeroporto de Imperatriz, Manoel de Britoo terminal já vem registrando um aumento contínuo de passageiros desde o início do ano. “As pessoas estão viajando mais, possivelmente pelo cenário positivo da economia, o que vem favorecendo o consumo”.

A avaliação se dá a partir da vocação turística da região, já que a localização do Aeroporto de Imperatriz é favorável para atender também a destinos próximos, como o Parque Nacional da Chapada das Mesas, em Carolina. 

Para garantir a segurança e o bem-estar dos viajantes, a Infraero adota uma série de medidas preventivas em períodos de maiores movimentações em seus terminais. Entre elas estão o reforço do quadro de limpeza, intensificação do monitoramento de equipamentos como esteiras de bagagens, bem como das equipes de segurança, operações e manutenção.  

Com capacidade para receber 2,1 milhões de passageiros por ano, foram registrados em 2018, mais de 280 mil viajantes, entre operações de embarque e desembarque. Atualmente, o terminal opera de segunda a sábado das 00h às 18h e domingo das 01h às 19h, conta com quatro voos diários, além de conexões, das companhias Azul e Latam, que interligam Imperatriz a São Luís (MA), Guarulhos (SP) e Brasília (DF). 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui