Consórcio Alumar é eleita uma das melhores empresas em segurança e saúde do trabalho

0
2201

O Consórcio Alumar foi reconhecido, pelo segundo ano consecutivo, como empresa detentora das melhores boas práticas de Segurança e Saúde do Trabalho do Brasil, em 2017. O prêmio foi concedido pela Proteção Publicações Ltda., durante o Seminário Proteção Brasil, promovido pela revista Proteção.

A premiação ocorreu em agosto, em São Paulo, ocasião em que a empresa ficou em 1º lugar na categoria nacional de Higiene Ocupacional – case ouro, a mais alta distinção do Brasil para o setor.

O higienista ocupacional da Alumar, Hugo Catanhede, entusiasmado, comemora o prêmio. “Foi uma enorme satisfação receber a notícia da indicação do Case de Higiene Ocupacional da Alumar ao Prêmio Proteção Brasil 2017, ao lado de importantes empresas. A honra de apresentar ao Brasil as boas práticas adotadas pela Alumar para prevenção e promoção da Saúde dos trabalhares na nossa fábrica é grandiosa. Esse prêmio é resultado do belo trabalho desenvolvido pela equipe de Higiene Ocupacional da Alumar e todo o consórcio. Agradeço, também, em especial, a supervisora de Segurança, Elina Santiago e o técnico de Segurança, Frandson Rodrigues. Parabéns a todos pela conquista”, destacou.

A gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Relações Institucionais da Alumar, Dulcimar Soares, ressaltou a importância da segurança na  companhia. “ Segurança é um valor corporativo, inalienável. Desde a sua implantação, a Alumar adota rígidos procedimentos para proteger vidas. O prêmio é uma forma de reconhecer e disseminar as práticas de sucesso das empresas, além de incentivar a colaboração na indústria de Segurança, Saúde e Trabalho. Afinal, boas práticas são essenciais para criar um ambiente mais seguro”, ressaltou.

Referência em segurança – O Prêmio Proteção Brasil de Saúde e Segurança do Trabalho visa reconhecer o esforço de organizações e profissionais na melhoria do ambiente de trabalho dos brasileiros, além de divulgar à sociedade as ações bem sucedidas de melhoria nas condições de Saúde e Segurança do Trabalho.

Desde 2005 foram premiadas empresas de todas as regiões brasileiras, profissionais que se destacam pela sua ação em prol da qualidade de vida dentro dos locais de trabalho. A seleção acontece por boas práticas de SST, através da avaliação dos cases desenvolvidos.

Qualquer organização brasileira, que esteja desenvolvendo alguma prática de SST, pode concorrer neste prêmio, com alcance direto aos seus trabalhadores. Os cases vencedores das categorias Nacional e Regional serão apresentados na edição de dezembro de 2017 da Revista Proteção.

Resultado de imagem para alumar

Sobre a Alumar – O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina do mundo e utiliza a melhor tecnologia disponível tanto nos seus processos de manufatura quanto nos sistemas de controle, de proteção e de gerenciamento ambiental.

Inaugurado em Julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South 32, desempenhando um papel importante no Maranhão. Em linha com a nova realidade de mercado, a Alumar ajusta sua estrutura de negócio avaliando oportunidades operacionais e de gestão para o crescimento com foco na competitividade  negócio.

A Alumar apoia-se no conceito de sustentabilidade e incorpora no seu dia a dia critérios que asseguram o sucesso econômico, a excelência ambiental e responsabilidade social.  Um dos pilares desse modelo é o Sistema de Gestão da Alcoa (ABS) que busca a melhoria contínua na qualidade do sistema produtivo, diminuir custos, reduzir o tempo de produção e melhorar as condições de saúde, segurança e meio ambiente no local de trabalho. Para a Alumar, as pessoas estão em primeiro lugar.

O Consórcio tem 90% de funcionários maranhenses e centenas de fornecedores locais. Graças às iniciativas no campo da responsabilidade social, a Prefeitura Municipal de São Luís conferiu à Alumar, em 2005, o primeiro selo e troféu “Empresa Amiga da Cidade”. No primeiro semestre de 2017 conquistou o prêmio Chico Mendes e, pela sexta vez, foi referência em sustentabilidade no Prêmio Benchmarking Brasil.

O sistema de gestão da Alumar é integrado, englobando a gestão de qualidade, gestão de saúde, segurança, meio ambiente, gestão social e foi estabelecido com base nas normas NBR ISSO 9001, NBR 14001, OHSAS 18001 e SA 8000. Dessa forma, a ALUMAR está colocada entre as empresas de mais alta reputação nos mercados mundiais, como líder em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui