ANP oferta blocos para exploração de petróleo e gás no Parnaíba

0
635

O diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Aurélio Amaral e a superintendente de Definição de Blocos, Eliane Petersohn, participaram, nesta sexta-feira (15), em São Luís, da 2ª edição do seminário “Gás Natural, a Nova Fronteira Energética do Maranhão”, em São Luís (MA).

No evento, Aurélio apresentou as rodadas de licitação que a ANP realizará este ano, a 14ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios (27 deste mês) e a 2º e 3º Rodadas de Partilha no Pré-sal, dia 27 de outubro.

A 14ª Rodada oferecerá 12 blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia do Parnaíba, sendo seis localizados total ou parcialmente no Maranhão. “A Bacia do Parnaíba é uma das mais promissoras para produção de gás natural”, afirmou o diretor, complementando que “o gás é o combustível do futuro”.

Atualmente, o Maranhão possui três campos produtores de gás natural, que produziram 7,7 milhões de metros cúbicos por dia em julho, além de quatro campos na etapa de desenvolvimento, todos localizados no chamado Parque dos Gaviões.

A ANP investiu R$ 80 milhões em pesquisas na Bacia do Parnaíba, incluindo a perfuração de um poço estratigráfico com a Petrobras. Os blocos selecionados para a 14ª Rodada têm potencial para descobertas parecidas com as dos campos já em produção.

O seminário, organizado pela Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), também contou com a participação do secretário da Indústria, Comércio e Energia do Estado, Simplício Araújo, representando o governador Flávio Dino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui