Anulação de contratos da BRK com prefeituras de Ribamar e Paço pode gerar 828 demissões

0
893

AQUILES EMIR

Embora comemorada por alguns segmentos sociais e da política, como é o caso do presidente do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Duarte Júnior, que se considera o responsável pela decisão judicial, a anulação dos contratos  da BRK Ambiental Maranhão com as prefeituras de São José de Ribamar e Paço do Lumiar pode trazer, dentre outras consequências, o aumento das estatísticas negativas sobre geração de empregos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Caso seja ratificada no Tribunal de Justiça e em outras instâncias superiores da Justiça, a decisão do juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, a empresa, que atende, aproximadamente, 350 mil habitantes nos dois municípios, deve dispensar mais de 800 trabalhadores com contratos diretos e encerrar as atividades que sustentam centenas de outros indiretos.

Dados fornecidos pela BRK a pedido de Maranhão Hoje indicam que são mais de 500 funcionários trabalhando nas obras de investimento e outros 328 à frente da operação, ou seja, quase mil, sendo que 90% deles são maranhenses. O assunto, certamente, deverá ser debatido pelo Sindicato dos Urbanitários.

Ainda de acordo com a empresa, até 2017 foram investidos mais de R$ 60 milhões em novas redes, interligações, limpeza e manutenção de poços e redes, construção e reestruturação de novos poços e reservatórios, e infraestrutura elétrica. Todos estes serviços, aliados aos atendimentos de emergência, em curto prazo já apresentaram melhoras sensíveis no abastecimento da região.

Para este ano, estão previstos mais R$ 55 milhões a serem investidos em água e em 2019 inicia-se o projeto de esgotamento sanitário com um investimento total de aproximadamente 675 milhões de reais.

Ainda de acordo com a BRK, não são apenas os investimentos físicos, mas também as ações sociais com as comunidades atendidas que mercam sua atuação de Ribamar e Paço do Lumiar. Através do Programa Água e Vida- Social são desenvolvidas atividades voltadas para educação ambiental, campanhas de uso consciente da água e iniciativas com foco na geração de emprego e renda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui