Ao abrir Agrobalsas, Flávio Dino agradece apoio do agronegócio para desenvolvimento do estado

0
544

Ao participar nesta segunda-feira (15), da abertura da 15ª edição da Agrobalsas, maior feira do setor de agronegócio do Maranhão, organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), o governador Flávio Dino (PCdoB) agradeceu o apoio que os produtores rurais dão ao desenvolvimento do Maranhão.

“Nós compreendemos bem a força do agronegócio e apoiamos”, destacou. Em seu discurso, ele ressaltou a necessidade da conquista da soberania da tecnologia para desenvolvimento do agronegócio em patamares cada vez mais altos, e a Agrobalsas é fundamental para cumprimento desse papel.

Com o tema ‘Coragem para ser diferente, união para fazer a diferença’, a Agrobalsas apresenta expositores do setor de tecnologias em máquinas e implementos agrícolas, dia de campo, atrações culturais, festivais de flores, palestras educativas sobre meio ambiente, recursos naturais, agricultura sustentável renda e segurança e outras. A Feira, que teve início da noite desta segunda-feira, vai até a próxima sexta-feira (19).

O governador disse que o tema da Feira, que tem no contexto a palavra união, é exatamente o que o Brasil precisa. “Nós precisamos de uma ampla união nacional de verdade. E acho mesmo que nessa conjuntura de crise econômica, o agronegócio dá esse exemplo. Em um momento de trevas, desesperança, nós temos um ano pujante”, disse Flávio Dino, enfatizando a contribuição do vértice logístico do Porto do Itaqui, que tem recebido investimentos para alavancar, ainda mais, a produção do Maranhão.

Flávio Dino com dirigentes da Fapcen e auxiliares do seu governo

“Investimentos são importantes para os produtores daqui. Isso é logística. Porque nós vamos ter o sistema de combate a incêndio mais moderno do mundo. E isso é importante para quem empreende, para quem exporta, para quem importa. Estamos preparando o terminal de contêiner, com capacidade de contêineres refrigerados, com recursos próprios. Estamos construindo um berço no Porto do Itaqui com recursos próprios. E por isso nós estamos avançando para que, inclusive, a cadeia do agronegócio se dinamize”, pontuou o governador.

O presidente da Fapcen, Paulo Kreling, enfatizou que a Agrobalsas é a maior feira tecnológica da região, que debate o avanço do agronegócio e a geração de emprego e renda no Sul do Maranhão. “Temos que frisar que o Governo do Estado é o nosso maior parceiro. Sempre deu a importância a Agrobalsas e a região. O governador Flávio Dino sabe que nós temos um potencial agrícola muito grande. E contamos com o apoio dele para solucionar vários problemas que temos aqui”, realçou.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, a Agrobalsas é uma vitrine do agronegócio brasileiro, maranhense e regional. “Importante que aqui se mostra novas tecnologias. Aqui se interage com as novidades que estão ocorrendo no setor e a presença do governador prestigiando e valorizando os produtores que geram tanta riqueza para nosso país, nosso estado e essa região”, frisou.

Durante a cerimônia de abertura, o governador Flávio Dino e o secretário Márcio Honaiser entregaram sementes de hortaliças para fomento da unidade de referência do Agropolo do Rio Balsas. “Estou me sentindo muito alegre, feliz demais. A gente precisa muito disso aqui. Veio em boa hora. O Agropolo melhorou demais nossa produção”, disse o agricultor Elias da Silva, após receber sementes de melancia e abóbora.

Na ocasião, o governador Flávio Dino assinou também o programa ‘Agro Energia do Banco do Brasil’, para instalação de usinas geradoras de energia alternativa e renovável. O Governo do Estado está presente na 15ª Agrobalsas com estandes da Emap e do Detran, que está trabalhando a conscientização no trânsito no âmbito do projeto Maio Amarelo.

(Com dados e imagens da Secap)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui