Em eleição consensual, Erlânio Xavier é o novo presidente da Famem

0
808

Numa eleição de chapa única, o prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), foi aclamado, nesta quarta-feira (30),  novo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Dos 217 prefeitos maranhenses, 213 estavam aptos a votar, sendo que deste total, 206 compareceram à sede da entidade.

O acordo para evitar uma disputa entre os prefeitos deu-se após consenso intermediado pelo governador Flávio Dino, que fez com que o presidente Cleomar Tema (PSB), prefeito de Tuntum, desistisse da reeleição e retirasse  a candidatura  para evitar uma ruptura entre aliados do Palácio dos Leões.

Dos 205 prefeitos com direito a voto, 203 optaram pelo nome de Erlânio, enquanto dois votaram em branco e um anulou o voto.

Proclamado o resultado, os dirigentes da entidade foram ao Palácio dos Leões comemorar o resultado com o governador Flávio Dino. Erlânio Xavier disse que o consenso foi benéfico para todos, destacando que a união do grupo é muito importante  para a política estadual, acrescentando que isso aconteceu graças à liderança do governador Flávio Dino.

“Alcançamos um objetivo e, agora, vamos trabalhar todos juntos pelo fortalecimento do municipalismo no Maranhão. Pontuamos algumas propostas,  dentre as quais considero como prioridades iniciais, a construção de uma sede própria, a instalação do escritório  em Brasília, o fortalecimento da Escola de Gestão e da Assessoria Jurídica, além da criação de  uma regional na região sul do Estado”, acrescentou.

O novo presidente agradeceu a Cleomar Tema “pela serenidade, pelo gesto de grandeza em ajudar para evitar uma ruptura dentro do grupo do governador Flávio Dino”.

Alegria – Tema afirmou estar deixando a direção da Famem, após três administrações, com “o coração alegre”.

“Estou feliz pelo resultado, pela continuidade da harmonia dentro do nosso grupo. Acredito no potencial do colega Erlânio, sei que ele fará um grande trabalho e estou aqui pronto para auxiliá-lo nessa  jornada”, afirmou Tema.

Tema ressaltou disse ainda ao sucessor que “quem gosta do povo, quem sente cheiro do povo” são os prefeitos e vereadores, que estão na base dessa pirâmide política. “Você é um dos políticos que, assim como eu, vivem no meio do povo. Por isso, sei que fará uma grande  administração à frente de nossa querida Famem”, afirmou Cleomar Tema.

Pelo acordo intermediado pelo governador, Cleomar Tema ficará como presidente de honra e também será o interlocutor da entidade junto ao Governo Federal. Erlânio Xavier e os demais membros da Mesa  foram empossados  logo em seguida,  em solenidade ocorrida no auditório da Federação.

(Com informações da Famem)

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui