Atrativos da região Nordeste são preferência de turistas do Sul no verão, diz MTur

0
97
Canoa Quebrada, antiga vila de pescadores, e hoje concorrido pólo turístico do Ceará possui belas praias com dunas de areias brancas e falésias avermelhadas. São quilômetros de praias que podem ser conhecidas a pé ou por meio de passeios de bugue. Canoa Quebrada (CE). 1999. Foto: Christian Knepper / Embratur *** Local Caption *** PT: Autorizado o uso exclusivo para divulgação do produto turístico brasileiro. EN: Exclusively authorized for promoting the brazilian tourist product.

Os estados do Rio Grande do Norte e Bahia foram os destinos mais procurados pelos turistas da região Sul para o verão 2020. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com agências de viagens do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Tirando o segmento “Sol e Praia” (42,1%), os viajantes da região foram um dos que mais buscaram o turismo cultural (17,4%). O levantamento trouxe, ainda, um perfil desses viajantes, apontando que quase metade (40,7%) irão viajar em família.

Além destas informações, o estudo trouxe a perspectiva das empresas da região em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de outubro de 2019 a março de 2020. Para 18,3% delas, a perspectiva é de que o número de empregados aumente. Além disso, 50,2% acreditam que a demanda pelos serviços ofertados cresça no período. Outro dado positivo, é de que 49,8% indicaram um cenário com perspectiva de aumento no faturamento para os próximos meses.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, esses dados vêm coroar o ano de 2019, que apresentou vários resultados positivos. “É cada vez mais notória a participação dos turistas da região Sul no crescimento do turismo no país e dos empresários que pretendem investir ainda mais neste setor. Isso é um importante impulso para continuarmos trabalhando ainda mais para desenvolver o setor turístico nacional, gerando emprego e renda”, finalizou.

Quando observamos por estado, os turistas catarinenses se dividiram entre os destinos baianos e pernambucanos. Já os gaúchos e os paranaenses buscaram a terra do dendê e do acarajé.

Sondagem empresarial – Realizada pelo Ministério do Turismo, o estudo é realizado semestralmente, e pretende avaliar a percepção de desempenho, no cenário atual e futuro, das agências e operadores turísticos, além de identificar o comportamento do consumidor sob a perspectiva dos empresários para os períodos de alta temporada.

O objetivo da sondagem é auxiliar as empresas da região do setor de agenciamento de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem melhor explorados. Com esta sondagem, por exemplo, é possível identificar que os turistas das agências consultadas pela pesquisa não têm certos estados como escolha, para a viagem no período.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui