Barreirinhas lança voucher digital para controlar permanência de turistas no Parque dos Lençóis

0
3049

AQUILES EMIR

Foi apresentado na última semana de dezembro passado e deverá ser lançado oficialmente em fevereiro o sistema de voucher digital criado pela Prefeitura de Barreirinhas para um maior controle do turismo no município. O voucher digital é um sistema online que tem como objetivo controlar a entrada e saída dos turistas que visitam o parque dos Lençóis Maranhenses, seu tempo de permanência, locais visitados e os consumos de produtos e serviços.

Todas essas informações serão inseridas numa pulseira que possui um chip de dados do usuário e somente com seu uso o turista terá acesso aos passeios existentes no parque: Atins, Caburé e as piscinas naturais dos Lençóis. O acessório será comercializado por agências de turismo locais devidamente credenciadas pela prefeitura.

Com base nas informações sobre origem, tempo de permanência, hospedagem, locais visitados e outras, o Poder Público Municipal vai poder criar novas estratégias com vistas a melhorar a recepção dos visitantes, bem como exercer um maior controle fiscal sobre os produtos e serviços consumidos e assim aumentar sua arrecadação tributária.

Pelo uso do voucher, o turista não pagará nenhuma taxa, pois servirá apenas de controle sobre sua permanência no município, mas uma taxa para entrada na cidade deverá ser criada a partir do segundo semestre ao preço de R$ 2,00, valor que será cobrado apenas dos visitantes.

Para colocação em operação desse sistema, a Prefeitura de Barreirinhas já criou um calendário, que obedece a seguinte ordem:

  • Até 16 de janeiro será realizado o treinamento com todos os envolvidos na execução do projeto.
  • Entre 17 de janeiro e 05 de fevereiro serão entregues as pulseiras e leitoras para as agências e início dos testes.
  • Dia 05 de fevereiro será realizado em local ainda a definir um evento público para apresentação do sistema à comunidade.
  • A partir do dia 06 de fevereiro, início dos testes do controle nas balsas, com distribuição de brindes para os visitantes.
  • Dia 06 de março de 2018 o controle definitivo nas balsas que atravessam para o parque dos Lençóis Maranhenses.

Resultado de imagem para barreirinhas

Equipamentos – na mesma solenidade em que foi apresentado o voucher digital, o prefeito Albérico Filho anunciou algumas medidas que estão sendo tomadas com vistas a melhorar a qualidade de vida para a população, bem como melhorar a recepção dos turistas que visitam Barreirinhas. São elas:

  • Modernização da Beira Rio
  • Conclusão do Centro de Convenções
  • Transformação do antigo aeroporto num moderno parque de vaquejada
  • Transformação do antigo parque de vaquejada num centro de convivência, com praças, pistas corrida, quadras esportivas etc.

(Com dados de Marcus Mazullo)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação