Boas dicas para conquistar bolsa e estudar de graça nos EUA

794

Nos Estados Unidos, prática esportiva é incentivada desde os primeiros anos de ensino

Nos Estados Unidos, os esportes têm uma forte presença na formação cultural. Desde cedo, as crianças são incentivadas a praticarem esportes, que é inserido na educação escolar – praticamente todas as escolas de ensino fundamental e médio possuem programas esportivos –, atingindo um pico na universidade.

Por conta desta realidade, muitos embarcam para o país com o intuito de melhorarem o seu desempenho como atletas. É o caso do brasileiro Rodrigo Miranda, de 19 anos, que por se destacar nos estudos e no esporte, acabou conquistando uma bolsa de estudo para cursar graduação nos EUA.

Após terminar o colegial, Rodrigo recebeu convites de 20 universidades diferentes. “Eu selecionei cinco até decidir ficar na University of Pittsburgh, na Pensilvânia, e estudo com 100% de bolsa”, vibra.

Como dica para quem também possui esse sonho, Rodrigo cita que o quanto antes a pessoa decidir o caminho que quer seguir, melhor. “Tenho amigos que decidiriam vir direto para graduação e isso acaba dificultando. As coisas aqui são diferentes do Brasil. Além disso, é importante se preocupar com o idioma e fazer bastante contato”, assegura.

Esporte e estudos andam juntos – Para quem tem interesse em evoluir na carreira esportiva juntamente à acadêmica no exterior, os Estados Unidos são o destino de estudo ideal. Cada instituição possui programas atléticos específicos com equipes, requisitos e bolsas de estudo diferentes. Confira a opção mais adequada ao seu perfil atlético e histórico escolar.

  • University of Wisconsin-Madison – Futebol americano e basquete são as duas equipes mais bem-sucedidas da Universidade de Wisconsin-Madison, uma instituição que combina perfeitamente a sensação de comunidade no campus e a proeza nos esportes. Os estudantes atletas da Wisconsin-Madison têm uma excelente média de 70% de graduação, o que significa que a Universidade é tão boa academicamente quanto nos esportes.
  • University of Michigan – A Universidade tem algumas das melhores instalações atléticas em seu campus e também é bastante competitiva academicamente. Os seus cursos voltados para áreas dos esportes têm uma média de 80% de sucesso de graduação. Além disso, a região tem três grandes times profissionais da cidade de Detroit, de futebol americano, basebol e hóquei no gelo, o que pode significar uma futura contratação caso o estudante tenha um desempenho notável na Universidade.
  • University of Florida – De acordo com o ranking mundial da QS por área de estudo, o respeitável QS World University Ranking by Subject, a Universidade da Flórida está entre as dez melhores do mundo nas disciplinas acadêmicas relacionadas aos esportes. Em 2016, o Business Insider classificou o seu programa atlético como o melhor dos Estados Unidos de acordo com dados do Capitol One Cup, resultados em campeonatos nos últimos anos, receita gerada pelo departamento atlético da instituição, entre outros aspectos.
  • Ohio State University – A Universidade Estadual de Ohio tem mais de 2.500 estudantes ativamente envolvidos com equipes esportivas. O futebol americano é o forte da instituição, atraindo tantos espectadores que 30.000 deles até compram o pacote de tickets para todas as partidas da temporada, algo muito comum nos Estados Unidos. Isso significa que a equipe da Ohio State tem uma fiel base de fãs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui