Braztoa abre inscrições para premiar as melhores iniciativas em turismo sustentável

0
207
A Pousada Piuval, localizada dentro da Fazenda Ipiranga, em Poconé, tem 155 anos, e tem uma grande área de exuberante beleza natural de onde se pode observar macacos, jacarés, araras azuis, tuiuiús, tucanos, emas, curicacas, quatis, capivaras, tamanduás, antas, ninhais de procriação de pássaros e outros animais, além da abundante e diversificada flora pantaneira. Ela está localizada a 110 km de Cuiabá, capital mato-grossense e fica na Rodovia Transpantaneira, km 10, em Poconé. Poconé (MT). Foto: Beto Garavello/LUME *** Local Caption *** * prazo indeterminado

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) está com inscrições abertas até 31 de agosto para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, direcionado a empresas e outras organizações do setor de turismo que investem no desenvolvimento de iniciativas mais sustentáveis para o setor, segundo a entidade.

São elegíveis cinco categorias: associados Braztoa, agências de viagens, meios de hospedagem, parceiros do turismo (agências não filiadas) e projetos inovadores, apresentados por grupos de alunos vinculados a instituições de ensino técnico e superior.

A iniciativa, lançada em 2012, já recebeu mais de 270 inscrições, das quais premiou 61 projetos provenientes de todas as regiões do Brasil. O Ministério do Turismo compõe o júri especializado, que conta também com outras instituições relacionadas ao turismo sustentável – como a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Organização das Nações Unidas Meio Ambiente.

Ações e projetos relacionados ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade estão reunidos na plataforma eletrônica www.iniciativassustentaveis.turismo.gov.br.  O endereço dá acesso ao Mapa do Turismo Sustentável no Brasil, iniciativa da Braztoa em parceria com o Ministério do Turismo, que mostra todos os projetos premiados na categoria Top Sustentabilidade desde 2012.

Em apoio à iniciativa da Braztoa, o Ministério do Turismo produziu vídeos dos empreendimentos premiados na categoria Top Sustentabilidade nos últimos três anos. São eles:

Pousada Piuval – Gestão Sustentável. Premiado em 2017, o empreendimento do Mato Grosso tem entre as ações de sustentabilidade a Estação de Tratamento de Água (ETA), que auxilia no reuso do líquido. Outra ação é a coleta de lixo da pousada com a separação dos resíduos entre inorgânicos e orgânicos, dando a destinação correta e segura para o meio ambiente. A pousada contribui ainda com a economia local.

Cambará Eco Hotel: Sustentabilidade na prática através do tratamento de esgoto anaeróbico, na captação de água da chuva por meio de cisternas para uso na lavanderia, jardinagem e banheiros, no aquecimento de água por energia solar, na separação de lixo seco e orgânico, no reaproveitamento dos resíduos recicláveis, na eficiência energética com sensores, entre outras. O empreendimento, premiado em 2016, fica em Cambará do Sul (RS).

Pousada Uacari: Iniciativa de Turismo de Base Comunitária na Amazônia. Localizado em Tefé (AM), o empreendimento flutuante foi idealizado para ser uma fonte de renda adicional e alternativa para os locais, contribuindo com a distribuição dos benefícios e com a conservação dos recursos naturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui