Bumba-meu-boi do Maranhão é homenageado na Câmara Federal

0
434

Uma das maiores expressões da cultura maranhense, o Bumba meu Boi foi homenageado nesta segunda-feira (05), na Câmara dos Deputados. Principal destaque do São João do Maranhão, a manifestação cultural foi celebrada em sessão solene antecipada – o dia dedicado ao Bumba meu Boi é 30 de junho.

O Ministério do Turismo vem trabalhando para transformar os festejos juninos em produto turístico capaz de atrair cada vez mais brasileiros e estrangeiros. O secretário executivo da Pasta, Alberto Alves, esteve presente à solenidade representando o ministro Marx Beltrão.

“Cada vez mais acredito que a nossa cultura, nossa gente e a nossa gastronomia têm tudo para impulsionar, ainda mais, o turismo interno e atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil”, afirmou Alberto Alves. Segundo o ranking de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o oitavo país no quesito recursos culturais dentre 136 nações analisadas.

A festa, de origem nordestina, está muito associada ao período junino e reúne elementos da cultura negra, indígena e europeia. O Bumba meu Boi é uma dança folclórica que conta a história de insubordinação da morte e ressurreição de um boi com personagens humanos e animais como o próprio boi, o amo, vaqueiros e índios, entre outros. Os personagens principais são, Mateus e Catirina, são os responsáveis pela apresentação dos bichos, dançando e cantando de forma cômica.

Por ser de origem negra, a dança chegou a ser proibida, mas se espalhou por todo o Brasil. A encenação, semelhante a um auto, mistura dança, música, teatro e circo. O nome da manifestação folclórica varia de acordo com a região: Boi-Bumbá, no Amazonas e no Pará; Bumba meu Boi no Maranhão; Boi Calemba no Rio Grande do Norte; Cavalo-Marinho na Paraíba; Bumba de reis ou Reis de boi no Espírito Santo; e Boizinho no Rio Grande do Sul. Já no Rio de Janeiro é conhecido como Boi Pintadinho, enquanto em Santa Catarina é chamado de Boi de Mamão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui