Cálculo matemático aponta quem ganha a Copa: Espanha, Alemanha e Brasil são favoritos

0
305

Um grupo de cientistas alemães e belgas elaborou uma combinação de cálculos automáticos e estatísticas convencionais para dar seu veredito e identificar o vencedor.

O método utilizado nesse estudo pelos pesquisadores é conhecido com a abordagem de “random forest”  (técnica computacionalmente eficiente que pode operar rapidamente sobre grandes bases de dados), e consiste em prever eventos futuros usando “uma árvore de decisões”, onde cada resultado se calcula como uma “ramificação”, na base do conjunto de dados utilizados para alimentar o sistema.

Para criar o modelo da Copa, os cientistas utilizaram vários fatores: do PIB de cada país até sua classificação mundial segundo a Fifa. Além disso, foi levada em consideração a idade média de seus jogadores e o número deles que participam da Liga dos Campeões da UEFA.

Ao recolher todas as informações necessárias, os pesquisadores simularam cada partida 100 mil vezes, para determinar as probabilidades que tem cada uma das 32 equipes participantes.

Os resultados – De acordo com o modelo em questão, a Espanha parte como a favorita para ganhar a Copa com a probabilidade de 17,8 %. A Seleção Espanhola é seguida pela Alemanha (17,1 %) e Brasil (12,3 %).

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui