CBF apresenta ao ministro Sarney Filho detalhes da Copa Verde

0
278

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou encontro, quinta-feira (26), quando apresentou ao Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, detalhes da edição 2017 da Copa Verde, primeira competição sustentável do Brasil. Presente ao encontro, o Secretário-Geral da CBF, Walter Feldman, apresentou os resultados alcançados no ano passado e projetou novas conquistas para a edição que inicia neste final de semana em sua fase preliminar.

“Temos a expectativa de que a Copa Verde possa ser uma grande referência para o mundo, aliando a paixão pelo futebol com os conceitos do desenvolvimento sustentável, com o esporte mais popular do país servindo como mecanismo de conscientização”, destacou Feldman.

O Ministro mostrou-se muito satisfeito com a experiência da Copa Verde e ressaltou seu esforço pela conscientização, tema pelo qual deseja unir esforços entre sua pasta e a competição. “Minha vinda aqui é uma sinalização de que realmente acho esse caminho fundamental. Poder pensar no futebol como um agente de conscientização dos torcedores para os problemas ambientais pelos quais estamos passando é algo que me entusiasma. A iniciativa da CBF é louvável e o ministério se associa a ela”, finalizou Sarney Filho.

Na edição de 2016, a Copa Verde apresentou diversas ações inovadoras que estimularam a conscientização em torno dos problemas ambientais. A competição se destacou por ser a primeira carbono zero do futebol brasileiro. Um pacote de iniciativas sustentáveis foi divulgado pela CBF no evento de lançamento da “Nossa Copa, nosso verde” e implementado durante todo o campeonato. Entre as novidades estavam a compensação de todo o CO2 emitido durante o torneio e a a troca de garrafas PET e latas de alumínio por ingressos. Também foi no ano passado que a competição ganhou um mascote oficial. Representando a fauna das regiões envolvidas no campeonato, a arara vermelha foi “batizada” de Vermelhão. A escolha do nome foi feita pelos torcedores que votaram através das redes sociais.

Este ano, a competição terá seu lançamento oficial no dia 17 de fevereiro, em Macapá, capital do Amapá.

Copa Verde – A Copa Verde é uma das 15 competições organizadas pela CBF e terá a sua quarta edição em 2017. A competição regional tem dez datas e começará no dia 29 de janeiro, com fim marcado para 17 de maio. A fase de grupos terminará no dia 19 de fevereiro. As datas para as oitavas de final estão entre os dias 5 e 19 de março, e as quartas de final acontecerão dos dias 29 de março a 2 de abril. As semifinais serão disputadas entre 16 e 19 de abril. A grande final está programada para os dias 26 de abril e 17 de maio.

O primeiro campeão foi o Brasília-DF, em 2014, quando venceu o Paysandu-PA por 7 a 6, nos pênaltis. No ano seguinte, após perder o primeiro jogo da final por 4 a 1, o Cuiabá-MT superou o Remo-PA por 5 a 1, na Arena Pantanal, e faturou a taça.

Em 2016, após bater na trave nas edições anteriores, o Paysandu garantiu o título disputado com o Gama-DF. Entre as novidades do regulamento para a edição 2017 está a entrada do campeão diretamente nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2018.

(CBF)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui