Cemar troca lâmpadas comuns por de LED para servidores do Poder Judiciário

0
555

O Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), promove entre os dias 13 e 15 de maio, a troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED para funcionários do Fórum e população da Comarca de Imperatriz.

Cada consumidor poderá trocar até três lâmpadas comuns em bom estado, no quiosque da Cemar – instalado na área externa do Fórum Henrique de la Roque – que funcionará das 9 às 17h, com intervalo para almoço.

O objetivo da campanha é fortalecer a política de sustentabilidade do TJMA, por meio do incentivo ao consumo sustentável de energia elétrica, a exemplo do uso da lâmpada LED, que ajuda a reduzir, em média, 35% do consumo de energia elétrica por ano, diminuindo o valor da conta de luz e contribuindo com o meio ambiente.

A medida é uma forma de colocar em prática o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Judiciário maranhense, que tem como presidente da Comissão Gestora, o desembargador Jorge Rachid.

Troca – Para efetivar a troca, o interessado deve levar o documento de identificação e a conta de energia para cadastro da unidade consumidora, não sendo necessário a conta ter como titular a pessoa que realizará a troca. O consumidor poderá trocar as lâmpadas de mais de uma unidade consumidora, devendo apresentar os documentos de cada uma.

As campanhas de troca de lâmpadas comuns por LED iniciaram em 2018. A primeira ação aconteceu em novembro no Fórum Desembargador José Sarney Costa, em São Luís. Em dezembro, ocorreu na sede do TJMA e mais uma vez no Fórum de São Luís. Nas duas edições, foram trocadas 1,4 mil lâmpadas com atendimento a cerca de 500 consumidores.

Sustentabilidade – Com a substituição das lâmpadas, os consumidores contribuem, também, para evitar danos ao meio ambiente, ocasionados pelo uso da lâmpada comum (fluorescentes e incandescentes), que contém materiais contaminantes e perigosos, como mercúrio e chumbo, quebram com facilidade, duram menos, consomem mais e não têm reciclagem específica. Já a lâmpada LED é sustentável, tem maior durabilidade, reduz a conta de energia, ilumina melhor, consome menos e não emite raios UV.

Para mais informações, entrar em contato com a Diretoria do Fórum de Imperatriz, pelo telefone (99) 3529-2038 e/ou com o Núcleo de Gestão Socioambiental, pelo telefone (98) 3198-4361.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui