Chef e instrutora do Restaurante Senac levam gastronomia maranhense para festival em Brasília

0
349

O chef de Cozinha Júnior Lisboa e a instrutora Thaynara Gaspar, ambos do Restaurante Escola Senac, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), participam, a partir desta terça-feira (14), em Brasília (DF), do Festival Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo. O evento será realizado até quarta-feira (14) no Restaurante-Escola Senac no 10º Andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.

A objetivo do evento é propor ao público participante uma viagem gastronômica a essa região do país, pelo trabalho de chef’s do Senac dos nove estados nordestinos e do Espírito Santo, que elaborarão pratos, apresentando as tradições e os ingredientes que dão um toque especial no sabor da culinária nordestina e capixaba, além da proposição de uma releitura criativa às suas preparações.

O Festival Gastronômico é uma iniciativa do Senac Nacional, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste e terá um menu especial contemplando entradas, pratos principais e sobremesas das regiões e será uma oportunidade de oferecer ao público do Restaurante-escola Senac degustação de pratos regionais. Com o objetivo de valorizar as publicações institucionais, os pratos representativos de cada Estado serão escolhidos para a coleção da Culinária Nordestina, da Editora Senac.

Promoção – O diretor regional do Senac-MA, José Ahirton Lopes, e a gerente do Restaurante-Escola do Senac, Gabriela Vasconcellos, também participam do evento, quarta-feira, data escolhida para serem servidos os pratos da culinária maranhense, ao lado de preparos da Bahia, Pernambuco e Piauí.

“Os festivais gastronômicos são hoje espaços de promoção territorial como destino turístico, de difusão e valorização de um dado patrimônio alimentar, bem como de experiências, intercâmbios e aprendizagem. Contribuem tanto para preservar tradições culinárias, divulgando técnicas, práticas e produtos da terra, quanto para disseminar novas tendências. Assim, profissionais experientes e novos talentos encontram nesses eventos oportunidades de não só expor suas criações, mas também de entrar em contato com novos conhecimentos”, ressalta Ahirton Lopes

Dada a oportunidade de reunir os chef’s de nove estados ao mesmo tempo em Brasília, será também organizado um momento de educação formal para gerar uma integração. Dessa maneira, será realizado o curso de Preparo de Verrines (oito horas com certificação pelo Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac), para os 18 profissionais dos Departamentos Regionais do Senac no Nordeste e Espírito Santo, que estarão em Brasília por ocasião do Festival.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui