Cleones Cunha assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral

0
470

Em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (26), os desembargadores Cleones Carvalho Cunha e Tyrone José Silva tomaram posse nos cargos de presidente e vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Na oportunidade foi entregue a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Arthur Quadros Collares Moreira” ao desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil.

Em seu discurso, Cleones Cunha disse que o seu desejo é contribuir para a proteção e estímulo às virtudes democráticas. “Aqui, defende-se o direito de escolha do povo! O exercício da democracia! A soberania popular! Defende-se a liberdade e o futuro de nosso país! Aqui, nos casos de tentativa de burla à lisura do processo eleitoral, de abuso de poder político e econômico, de propaganda eleitoral ilegal, sanamos as irregularidades porventura existentes na eleição”.

Ele falou da conjuntura política do país, destacando que já se inicia um novo ciclo preparatório para as próximas eleições municipais. “Por ter como norte a função primordial desta justiça especializada de tornar cada vez mais ético o nosso sistema eleitoral, focarei esta gestão no aprimoramento e conclusão do processo de recadastramento biométrico, objetivando assegurar a idoneidade do cadastro eleitoral e extirpar qualquer resquício que possa existir de fraude eleitoral”, disse.

O desembargador prometeu ainda a implantação do Processo Judicial Eletrônico nas zonas eleitorais para otimizar e propiciar maior efetividade à prestação jurisdicional. “Darei, assim, continuidade às implementações já iniciadas pelas gestões que me antecederam”.

Cleones Carvalho Cunha (D) e Tyrone José Silva tomaram posse no TRE nesta terça-feira

Exemplo – O desembargador Tyrone disse que a Justiça Eleitoral tem sido um exemplo, notadamente com a implantação e o uso de dispositivos com tecnologias modernas, avançadas e eficientes, demonstrado na regularidade, transparência e na confiabilidade das eleições. “Hoje não só o uso da urna eletrônica, mas a implantação da biometria, atestam esse avançado nível de atuação da justiça eleitoral, capitaneado por um excelente quadro técnico de competentes e aplicados servidores”.

Em nome do Tribunal, o juiz Itaércio Paulino saudou os empossados e destacou as origens familiares, qualidades e a trajetória de cada um. Ratificou que o Tribunal ganha por contar com personalidades ilustres.

“Desembargador Tyrone, obrigado por nos dar a alegria e satisfação de saber que este Tribunal contará com sua serenidade pelo próximo biênio. Desembargador Cleones, boa sorte no comando da Corte Eleitoral que, sabidamente, já é ouro, mas, que, sob seu comando, poderá pavimentar a estrada que nos levará ao almejado diamante”.

Compareceram à solenidade desembargadores, juízes, procuradores, promotores, defensores, deputados, prefeitos, servidores da justiça eleitoral, familiares dos empossados e a imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui