Clóvis Fecury adquire lojas do Maciel para alugar ao Grupo Mateus

0
3179

AQUILES EMIR

O empresário Clóvis Fecury (ex-deputado federal e ex-senador suplente), que é sócio como o pai, Mauro Fecury, do maior empreendimento em educação privada do Maranhão, a Universidade Ceuma (Uniceuma), tornou-se proprietário de pelo menos duas lojas da rede Maciel, a do Anil e a do Cohatrac, mas não tenciona entrar no ramo supermercadista, mas locatário, e já tem cliente para aluguel de ambas: os Supermercados Mateus. Os valores das transações não foram revelados.

Ainda não há previsão de quando essas lojas serão reabertas. De acordo com informação de um dos diretores da imobiliária do empresário, ele vai providenciar em breve as reformas dos imóveis a fim de readequá-los aos padrões do Mateus para que possam ser ocupadas. Segundo empresários do ramo, essas eram as de maior movimentação em vendas do Maciel.

Clóvis Fecury, há anos, diversificou os negócios com investimentos no ramo comercial. Ele é proprietário de pelo menos 50% do Shopping Rio Anil e administra ainda o seu estacionamento. Outros pontos comerciais no bairro do Renascença, onde fica o principal campus da Uniceuma, pertencem a ele.

Quando anunciada a compra das duas lojas da extinta Maciel, houve a especulação de Clóvis estaria em negociação com empresa supermercadista de fora, porém o contrato firmado é com o Mateus, que tornou-se praticamente o único empreendimento do ramo em São Luís e em várias cidades do Maranhão, com lojas de supermercados e atacarejo.

Além da marca que leva o nome do seu proprietário, Ilson Mateus, a empresa é dona da bandeira camiños, que operam nas lojas da também extinta Carone.

Lojas serão adaptadas ao padrão da Rede Mateus para serem reabertas

A opção por alugar em vez de construir novas lojas vem sendo adotada por Ilson Mateus há um bom tempo, devido à redução de sua capacidade de endividamento na rede bancária, tantos sãos empreendimentos financiados por bancos oficiais e públicos, e por não querer aplicar capital próprio na expansão.

Diversas outras lojas da rede funcionam neste sistema, como é o caso dos atacarejos do Vinhais, Cidade Operária, Itaqui-Bacanga etc, que foram construídas pela Canopus, considerada uma das maiores empresas do ramo de construção civil do estado.

Por este sistema, além de não aumentar seu endividamento, a empresa não se descapitaliza e remunera os proprietários dos imóveis com percentual de vendas, o que é mais vantajoso para o locador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui