Como consultar o aplicativo Meu Ônibus em paradas com esse padrão de qualidade?

0
954

O usuário de transporte público de São Luís pode até não encontrar lugar apropriado para isto, devido à precariedade das paradas de ônibus, mas vai pode acompanhar na palma das suas mãos o tempo de chegada dos ônibus nos pontos da cidade. Isto porque, nesta quinta-feira (09), foi lançado o aplicativo de celular ‘Meu Ônibus’, ferramenta implantada dentro do processo de modernização e melhoria do transporte público da cidade.

Segundo o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), tecnologia, inovação e planejamento têm sido as palavras de ordem do trabalho executado pela Prefeitura de São Luís, para promover as melhorias já implementadas no transporte da capital. O que o prefeito não explicou é quando os usuários vão poder contar com mais conforto para pegar sua locomoção, já que muitas paradas não têm teto para proteger o passageiro do sol ou da chuva.

Além do desconforto, as paradas improvisadas expôem mais ainda os passageiros aos riscos de assaltos, já que ficam no meio da rua, sob postes e outros locais descampados.

“Concretizamos aqui mais um compromisso assumido com a população da nossa cidade e que vem somar às dezenas de outros serviços que já implantados no sistema de transporte público da capital”.  (Edivaldo Holanda Júnior).

Funcionamento – O aplicativo ‘Meu Ônibus’ repassa dados em tempo real por meio dos GPS instalados nos cerca de 936 ônibus da capital. A ferramenta, gratuita, pode ser acessada pelo usuário que possuir celular do tipo smartphone, com acesso à Internet e sistema Android. A expectativa é que nas próximas semanas o serviço seja disponibilizado também para a plataforma iOS.

O dispositivo permite ainda ao passageiro pesquisar a linha mais apropriada para o seu destino final, pontos mais próximos, horário exato de chegada do ônibus no ponto e itinerário das linhas através de mapas.

Para baixar o aplicativo ‘Meu Ônibus’ basta acessar a loja de compra no celular – no caso dos aparelhos Android, a Play Store. No campo de busca, digitar ‘Meu Onibus São Luís’ e iniciar a procura na loja virtual. O usuário deve selecionar o aplicativo e fazer o download. Para baixar, a função GPS do aparelho precisa estar ativada para que o aplicativo consiga identificar a localização.

Parada de ônibus, sem teto para proteger o passageiro do sol e da chuva, nem para consultar aplicativo

Concluído o download, basta selecionar o ponto de ônibus de interesse para verificar em quantos minutos os coletivos chegarão no local. O sistema permite localizar pontos de ônibus num raio de até dois quilômetros da localização do passageiro. Este sistema é o mesmo utilizado em cidades como Rio de Janeiro, Palmas e Fortaleza.

“O maior benefício que o aplicativo vai proporcionar aos usuários de ônibus é a possibilidade de poder se planejar e programar a melhor hora para seu deslocamento às paradas e, também, a redução do tempo de espera nos pontos, evitando, assim, que a pessoa passe mais tempo nos pontos que necessário”, afirmou o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui