Saiba cuidar bem da saúde bucal com chegada da terceira idade

0
489

Durante o ciclo da vida as pessoas passam por muitas mudanças, porém existem algumas exceções e hábitos que nunca mudam e como é o caso da saúde bucal. Desde a infância até a terceira idade, basicamente temos os mesmos cuidados com os nossos dentes. Sabemos que é preciso uma escovação adequada, usar creme dental com flúor e fio dental, ter uma alimentação balanceada e fazer visitas regulares ao dentista.

A passagem para a terceira idade proporciona uma série de mudanças físicas e psicológicas. Uma atenção especial com a nossa saúde bucal é necessária para evitar danos ocasionados por essas transformações. Se ao longo da sua vida cuidar da saúde da sua boca sempre foi um hábito, os riscos de adquirir algum problema agora são menores, porém é sempre importante manter-se atento.

Durante esta idade, muitas pessoas precisam utilizar próteses dentárias. As conhecidas dentaduras podem causar lesões na gengiva e não conseguem se adaptar. Além disso, problemas como cáries e infecções na gengiva podem se tornar mais comuns.

Saliva – Muitos idosos reclamam de ficar com a boca seca, problema que pode ocorrer devido ao consumo de medicamentos ou algum outro problema de saúde. A falta de uma quantidade adequada de saliva pode ser prejudicial para a saúde bucal, tornando a pessoa mais propensa a desenvolver cáries ou infecções na gengiva.

Gengiva – Doenças periodontais não acometem apenas os idosos, mas aqueles que já estão acima dos 40 anos podem estar mais propensos se não possuem bons hábitos alimentares, uma higiene bucal adequada, doenças sistêmicas e fatores externos como o fumo. Infecções na gengiva podem evoluir para casos mais graves, chegando a afetar outros aspectos da sua saúde.

Sensibilidade – Com o avanço da idade, é comum que a gengiva se retraia, o que deixa a raiz dos nossos dentes, que não possuem a proteção do esmalte, expostas. Esse local pode ficar dolorido quando em contato com alimentos frios, quentes e doces. Consulte seu dentista e invista em produtos especializados em sensibilidade. Outras causas podem ser a presença de cáries ou de uma fratura.

Cuidado com a limpeza – Muitos idosos que usam próteses acreditam que não precisam ter cuidados tão regrados com a saúde bucal e isso é um engano. Se você não usa próteses, não se esqueça de sempre escovar os dentes após a refeição e usar fio dental. Aqueles que utilizam próteses devem retirá-las, enxaguar muito bem para remover os resíduos de alimentos e escovar com sabonete neutro, já que o uso de creme dental pode causar danos ao material. Após a limpeza da prótese escove a língua e o céu da boca com uma escova e creme dental comum. Quando for dormir, guarde sua prótese em um recipiente limpo e úmido, são indicados recipientes com solução própria para o material ou água fresca.

Fonte: plano odontológico

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui