GIRO ECONÔMICO: famílias de Buriticupu são beneficiadas pela Vale

0
533

GIRO ECONÔMICO

Em Buriticupu, 15 famílias da comunidade Labote estão aumentando renda mensal e melhorando a qualidade de com a venda de legumes e verduras por um projeto de capacitação e consultoria em plantio de hortaliças patrocinado pela mineradora Vale em parceria com a Associação dos Moradores da Vila União e Prefeitura Municipal. Já são dois anos de atividades desde o início da implantação do projeto, resultando em melhorias nos processos de produção e venda adotados pelos agricultores nesta localidade. Atualmente, a venda de produtos como alface, cheiro-verde e couve acontece em feiras e comunidades vizinhas, ampliando desta forma as oportunidades de geração de renda para as famílias envolvidas.

Projetos voltados para geração de trabalho e renda estão entre os destaques da atuação da empresa em diversos territórios onde há operações. É o caso do Maranhão, onde opera a Estrada de Ferro Carajás.

Elbrus – A Elbrus firmou parceria com a multinacional Chengyi Group Hong Kong Co., um dos gigantes mundiais do setor de eletroeletrônicos, para fornecimento de produtos e tecnologias de última geração voltadas para a fabricação de ar-condicionado (principal produto da empresa), máquinas de lavar, ventiladores e freezers. O Complexo Fabril Elbrus está em fase de implantação na área industrial de São Luís, devendo gerar mais de 300 empregos diretos. A inauguração está prevista para este ano.

Médicos – São Luís vai sediar, de 20 a 22 de setembro, o XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, evento que reunirá centenas de profissionais de todos os estados do país. Para sua realização, a Sobrames contará com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio (Fecomércio). Os primeiros enendimentos foram mantidos pelo diretor do órgão, Ahirton Lopes, com os membros da entidade Natalino Salgado e Márcia Sousa.

Vacinação – Contagem regressiva para início da primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que será realizada de 1° a 31 de maio, sendo nesta, ao contrário da segunda de 2017, em que foram vacinados apenas animais com até 24 meses de idade, deverão ser vacinados todos os rebanhos de bovinos e bubalinos.

 

 

José Ahirton Lopes (E), diretor do Senac, com Natalino Salgado e Márcia Sousa, da Sobrames, fechando parceria para o XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores em setembro.

Construção – O Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getulio Vargas (FGV), teve um ligeiro recuo em abril ao variar -0,1 ponto. Com a queda, o indicador passou para 82 pontos em uma escala de zero a 200 pontos. A queda foi puxada pelas perspectivas de curto prazo dos empresários, já que o Índice de Expectativas recuou 0,5 ponto e atingiu 92,7 pontos. O componente responsável pelo decréscimo foi a tendência de negócios para os próximos seis meses, que caiu um ponto.

Embrapa – A Embrapa Cocais vai realizar na Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), em São Raimundo das Mangabeiras, três palestras: A Cultura da Mandioca e Formas de Propagação de Manivas Biofortificadas, Sistema Alternativo de Galinhas Caipiras e Importância dos Cultivos Biofortificados: segurança alimentar e nutricional. A empresa também realizará o evento Programa Embrapa & Escola e prospecção de demandas para pesquisa, desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologias.

 

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação