Conexão Sustentável da Alcoa começa no Maranhão por Paço do Lumiar

0
427

Os moradores do município de Paço do Lumiar serão os primeiros a acompanhar a programação cultural da terceira edição do projeto itinerante Conexão Sustentável Alcoa. De 1º a 5 de agosto, o palcomóvel, uma grande arena itinerante capaz de receber até 250 pessoas para apresentações teatrais, estará na Viva do Maiobão com intensa programação que inclui espetáculos teatrais e sessões de cinema. Tudo gratuito e aberto ao público.

Depois do Maranhão o projeto visitará as cidades de Divinolândia, em São Paulo, e Poços de Caldas, em Minas Gerais. Essa será a primeira etapa do Conexão Sustentável Alcoa, que segue até 18 e agosto. Além de uma série de espetáculos com companhias selecionadas após uma chamada pública, a programação inclui oficinas de reciclagem e a disponibilização de tablets para as crianças brincarem com jogos eletrônicos educativos.

Depois, de 28 de agosto a 3 de setembro, a segunda etapa do projeto seguirá para Juruti (PA), com sessões de cinema no cinemóvel.

No Maranhão, em São Paulo e em Poços de Caldas o projeto terá duas companhias teatrais como atração encenando peças com temática ambiental. O grupo Casa do Bispo Atelier interpretará “Era uma vez… Dom Quixote”. O texto mescla dança e muita diversão e retoma clássicos do cancioneiro infantil. Já o Circo Fool apresenta a peça “Re-circando”, que tem como marca a grande interação com o público e o uso de música como ferramenta para a abordagem de questões ecológicas.

“O projeto tem como propósito contribuir com a democratização do acesso à cultura e a formação de plateias. As apresentações de teatro envolvem o público em uma atividade lúdica, prazerosa e educativa”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura, responsável pelo Conexão Sustentável Alcoa.

“Queremos gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua e este projeto dissemina conceitos de uma forma inovadora, para esta e as futuras gerações”, destaca a gerente de Programas do Instituto Alcoa, Tatiana Bizzi.

Nos dois primeiros anos na estrada o Conexão Sustentável Alcoa teve um público direto de mais de 98 mil pessoas, principalmente estudantes da rede pública de ensino. As atrações visitaram 36 cidades de onze estados em 288 dias na estrada.

Aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o projeto tem patrocínio da ALCOA e produção da Magma Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui