Conselhos tutelares recebem veículos Citröen para assistência a crianças no Maranhão

0
776

A Gran Luxe, empresa pertencente ao Grupo Luz e revendedora dos veículos da marca Citröen, foi a empresa que forneceu os veículos entregues quinta-feira (23), pelo Ministério dos Direitos Humanos, para vinte conselhos tutelares no Maranhão. A entrega dos carros ocorreu numa solenidade que contou com a presença da ministra Luislinda Valois, no Palácio Henrique de La-Rocque, em São Luís.

Apesar da licitação nacional ter sido vencida pela montadora, todos os veículos foram revisados e adequados na concessionária local. Cada carro faz parte de um kit, que é  composto também por cinco computadores, um refrigerador, um bebedouro e uma impressora multifuncional, que serão utilizados no trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Os modelos fornecidos para esses conselheiros tutelares têm como principal diferencial a moderna tecnologia da indústria francesa, que possibilita ao veículo bom desempenho com máximo de economia de combustíveis, sem falar no conforto e na segurança dos seus usuários, daí porque o gerente comercial do Grupo Luz, Ângelo Gusmão, diz que eles são bem apropriados para esse tipo de serviço.

Os veículos foram adquiridos pelo Ministério dos Direitos Humanos (MDH) com recursos de emenda parlamentar do deputado Weverton Rocha (PDT) ao Orçamento de 2016. “Sou grata por presenciar este momento crucial na garantia dos direitos na infância e adolescência. Estes equipamentos têm como objetivo melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população, de forma a proporcionar mudanças de vidas”, disse a Ministra.

Segundo Luislinda, é necessário promover ações que alcancem públicos específicos. “Precisamos atender os nossos pequenos sem esquecer das políticas públicas que contemplem as especificidades raciais e de gênero”, afirmou.

A gerente Regina Diniz fazendo entrega dos veículos dos conselhos tutelares

Conselho – Foram contemplados com os veículos os municípios de Açailândia, Amarante do Maranhão, Axixá, Brejo, Buritirana, Coroatá, Cururupu, Davinópolis, Godofredo Viana, Icatu, Igarapé Grande, Itinga do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Miranda do Norte, Mirinzal, Paulino Neves, Pedreiras, São Félix de Balsas, São João do Caru e Trizidela do Vale.

Desde o início do ano, o MDH já beneficiou 121 Conselhos Tutelares nos estados do Paraná, Minas Gerais e Maranhão. Nos próximos meses, outros 198 kits serão entregues em mais 12 estados do país (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo). Desde 2012, a ação do Governo Federal, realizada com recursos de emendas parlamentares, já distribuiu 2.771 conjuntos de equipamentos em 2.471 municípios.

Os Conselhos Tutelares foram criados em 1990, com a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). São órgãos autônomos e permanentes, que integram a administração pública local. Atualmente, o Brasil tem 5.956 conselhos tutelares, que tem a função de zelar pela garantia e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. No total, 99,89% dos municípios possuem, pelo menos, uma unidade em funcionamento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui