Lobão e Sarney Filho lideram corrida para o Senado, segundo Exata

0
436

AQUILES EMIR

Ao contrário do cenário para governador, em que não aponta quantos seriam os indecisos e os que tencionam anular o voto ou votar em branco, o Instituto Exata identificou 71% dos 1.040 entrevistados na pesquisa realizada entre os dias 15 e 20 que ainda não têm ou não querem ter candidatos ao Senado. De acordo com o instituto, cinco concorrentes estariam tecnicamente empatados, ou seja, um quadro de completa indefinição sobre quais serão os dois representantes do Estado no Congresso Nacional a partir de 2019.

Pelos números, os dois candidatos da chapa de Roseana Sarney (MDB) – Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) – lideram as intenções de voto, com 24% e 23%, respectivamente, vindo em segundo, empatados em 20%, os deputados Eliziane Gama (PPS) e Weverton Rocha (PDT). O quinto colocado é o também deputado federal José Reinaldo Tavares (PSDB) com 16%.

Considerado que a margem de erro, para mais ou para menos, é de 2,3 pontos percentuais, há um empate técnico entre os quatro primeiros, bem como entre os que estão do terceiro ao quinto lugar.

Ainda de acordo com o Exata, Waldir Maranhão (PSDB) tem 11%; Alexandre Almeida (PSDB), 9%; Preta Lu (PSTU), 4%; e Saulo Arcângeli (PSOL), 2%. Votos bancos, nulos e indecisos somam 71%. Leia blog CONVERSA FRANCA.

Nos números para governador, divulgados terça-feira (24), o Instituto Exata optou por mostrar apenas as menções dos que seriam votos válidos, ou seja, escondeu quanto por cento dos eleitorado está indefinido, quantos dizem que votarão em branco e quantos estão decididos a anular o voto.

Por esta projeção, Flávio Dino (PCdoB) tem 60%; Roseana Sarney (MDB), 31%; Maura Jorge (PSL), 4%; Roberto Rocha (PSDB), 3%. Odívio Neto (PSOL) e Ramon Zapata (PSTU) não pontuaram.

O Instituto registrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA 06768/2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui