Crea fiscaliza fazendas na região do Matopiba para coibir exercício ilegal de profissão

0
101

Cerca de 30 fazendas da região do Alto Parnaíba e Tasso Fragoso Fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea-MA) estão sendo fiscalizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MA), como parte da operação especial que está sendo deflagrada na região do Matopiba, tendo como principal alvo verificar o exercício ilegal da profissão.

No Maranhão, os fiscais estão fazendo um trabalho orientantivo, explicando aos proprietários a importância de ter um profissional habilitado, coletando informações das fazendas, identificando os responsáveis técnicos na prestação de assistência técnica e manutenção do maquinário agrícola, além da fiscalização em obras e rede elétrica de linha de transmissão.

Os pontos marcados no mapa utilizado no app Locus foram gerados pelo coordenação da fiscalização do Crea Bahia em parceria com a superintendência do Crea MA, baseado em imagens de satélite para nortear a fiscalização a localizar possíveis propriedades com área de cultivo implantada.

O superintendente do Crea, engenheiro mecânico Wesley Assis, informou que a previsão é de que no próximo mês sejam deflagradas outras operações de fiscalização nas regiões de Balsas, Imperatriz, Acailândia e Chapadinha. “Na semana passada os fiscais do Maranhão acompanharam uma equipe da regional da Bahia em fiscalizações voltadas exclusivamente para empreendimentos agrícolas e fazendas e agora as ações estão sendo realizadas no Maranhão com o conhecimento adquirido pelos nossos fiscais”, explicou ele.

Os campos de produção visitados contemplam as culturas da soja, milho e também milheto, quase na fase de colheita em sua maioria.

O presidente do Crea-MA, Berilo Macedo, ressaltou que o órgão está ampliando a fiscalização para outras modalidades, a exemplo da Agronomia, pois a maioria das fiscalizações acontece na área da engenharia civil. “Nos últimos dois anos aumentamos em 39,5% as ações de fiscalização e no ano passado foram realizadas 5.272 fiscalizações. Em 2017 foram 3.780 fiscalizações”, disse Berilo Macedo.

Matopiba – A operação especial voltada para a área do Matopiba teve início na Bahia, no dia 02 de fevereiro e vai se estender até o dia 15 de fevereiro. Conta com as equipes dos Crea´s do Maranhão, Tocantins e Bahia, além do Pará, que está acompanhando as ações para adquirir experiência.

A expressão Matopiba resulta de um acrônimo formado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ela designa uma extensão geográfica que recobre parcialmente os territórios dos quatro estados mencionados.

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui