Defensoria Pública e Cemar doam geladeiras a famílias afetadas pelas chuvas

0
313
Mais de cem famílias dos bairros do Sacavém, Salinas do Sacavém e Sá Viana foram presenteadas com geladeiras novas, entregues pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e pela Central Energética do Maranhão (Cemar), com a intenção de minimizar os impactos sofridos com as fortes chuvas que caíram na capital no final do mês passado. A ação social, que também contou com o apoio da Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social (Semcas) e da Secretaria Estadual de Cidades (Secid), foi realizada na manhã desta quinta-feira (18), na Praça Marechal Rondon, no Outeiro da Cruz.
Para o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, a doação das geladeiras é resultado de um esforço interinstitucional em garantir assistência integral às comunidades prejudicadas com as chuvas. “Percebemos que, além de assegurar o acesso a benefícios, como o aluguel social, essas pessoas tinham outras urgências. E foi, então, que propomos à Cemar fazermos a entrega das geladeiras, que muito sensível à causa, agiu com disponibilidade e rapidez”, destacou.
A líder jurídica da Cemar, Mariana Lauande, reforçou a importância de mais uma parceria de sucesso com a Defensoria. “Abraçamos a ideia e estamos muito felizes em atender aos anseios dessas comunidades, promovendo a troca das geladeiras e de lâmpadas, além da oferta de outros serviços de eficiência energética”, ressaltou.
Dona Maria Isabel Sousa, de 61 anos, era só alegria ao levar para casa o seu refrigerador. “Agradeço muito a Defensoria e a Cemar por estarem fazendo isso por nós”, declarou. Grávida de oito meses, Jéssica Neves, de 27 anos, também não poupou elogios à iniciativa. “Essa é uma ação muito positiva para quem viveu o drama de ter a casa inundada e perder muito dos seus pertences. Mas, agora, estou mais tranquila, posso ter o meu bebê em paz”, disse a dona de casa.
A Semcas e a Secid contribuíram para a localização e identificação das famílias atingidas. Presente ao evento, o secretário adjunto da Semcas, Rodrigo Desterro, lembrou que a ação é de grande relevância para às vítimas das enchentes e desbarreiramentos em São Luís. “Estamos trazendo um pouco de dignidade para essas famílias, minimizando os impactos causados pelas chuvas”.
O subdefensor-geral Gabriel Furtado também acompanhou a ação, que mobilizou muitos servidores e estagiários da Defensoria, sob a coordenação das assistentes sociais Rosicléia Barbosa Costa e Lila Barbosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui