Demanda por turismo em São Luís no período junino aumentou 20%, segundo pesquisa do Expedia Group

0
363

Procura por hotéis e voos para a região nas plataformas do Expedia Group cresceu em todos os Estados durante o período das Festas Juninas

Junho é um mês especial para o Nordeste. É na região que acontecem algumas das festividades mais animadas e tradicionais de todo o calendário brasileiro. Celebrando santos católicos e outras tradições regionais, as chamadas Festas Juninas são não apenas uma importante forma de celebração da cultura local, mas também uma oportunidade de dinamizar a economia das cidades nordestinas e promover encontros entre viajantes das mais diversas origens.

Pela primeira vez o Expedia Group, que recebe em suas plataformas mais de 750 milhões de visitas mensais para programar viagens às cerca de 1,1 milhão de propriedades cadastradas, avaliou a demanda de viagens para o Nordeste no período dos festejos juninos. E constatou que a demanda por viagens à região nas plataformas do grupo cresceu mais de 30% em junho de 2019, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Os viajantes domésticos representaram 83% da demanda total, enquanto os que vieram de fora do país foram responsáveis por 17% da demanda – 3 pontos percentuais a mais do que o observado em junho de 2018. Os Estados Unidos foram o principal mercado de origem estrangeira, e as viagens do país para o Nordeste cresceram quase 55% durante o mês.

Em Pernambuco, um dos Estados mais tradicionais para as Festas Juninas e onde acontece a celebração de Caruaru, uma das maiores do país, a demanda por viagens cresceu quase 55% em junho. Considerando apenas a capital Recife, para onde muitos viajantes vão antes de se dirigir a destinos próximos, a alta foi de quase 30% na mesma comparação.

Já em São Luís, onde o Bumba Meu Boi produz algumas das imagens mais incríveis do calendário festivo brasileiro, o crescimento na demanda em junho foi de 20%. Aracaju, capital do Sergipe, teve taxa de mais de 30%, enquanto Salvador teve desempenho mais modesto: alta de quase 10%.

Os Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, que concentram em seu interior importantes celebrações, tiveram juntos o maior crescimento da região Nordeste: quase 180%, com a demanda por viagens chegando perto de triplicar.

Os números do Expedia Group mostram ainda que mesmo cidades que não são as mais tradicionais para as festas juninas também tiveram bom desempenho no período. Fortaleza teve crescimento de 30% na demanda por viagens, e Natal, de mais de 45%.

Considerando toda a região, os hotéis 3 estrelas foram a categoria mais procurada no mês de junho, representando 66% da demanda. Os de 4 estrelas vieram em seguida, com 19%. Destacou-se também a procura por viagens via smartphones: 38% do total da demanda veio por meio desses aparelhos, mostrando uma conexão cada vez maior entre a tradição das festas juninas e a tecnologia.

“As festas juninas são um ótimo exemplo de como mercados turísticos considerados secundários mostram sua força em períodos específicos. O desempenho em junho do Nordeste é um sinal de que hoteleiros desses mercados precisam estar preparados para usar a tecnologia a seu favor nessas ocasiões, maximizando os ganhos possíveis com esse fluxo de viajantes. Mais do que nunca, ela permite à hotelaria independente, que é a grande força desses mercados, competir de igual para igual com as grandes redes”, aponta Marcos Swarowski, Diretor Sênior de Gestão de Mercado para o América do Sul do Expedia Group.

Veja abaixo mais informações sobre a demanda por viagens às capitais do Nordeste no mês de junho de 2019:

Cidade Crescimento da demanda Antecedência média da procura Duração média da hospedagem
Aracaju Mais de 30% 25 dias 3 dias
Fortaleza Quase 30% 17 dias 2 dias
João Pessoa 35% 19 dias 2 dias
Maceió Mais de 5% 28 dias 3 dias
Natal Mais de 45% 28 dias 3 dias
Recife Quase 30% 16 dias 2 dias
São Luís 20% 23 dias 2 dias
Salvador Quase 10% 16 dias 2 dias
Teresina Mais de 30% 20 dias 2 dias
Região Nordeste Mais de 30% 21 dias 2 dias

 

Sobre o Expedia Group – Expedia Group é a plataforma de viagens do mundo. Ajudamos a eliminar barreiras quando viajamos, tornando tudo mais fácil, agradável, disponível e acessível. Estamos aqui para trazer o mundo ao alcance de nossos clientes e parceiros globais. Disponibilizamos nossa plataforma e nossos recursos tecnológicos por meio de um amplo portfólio de empresas e marcas para garantir o movimento de pessoas e garantir experiências de viagens tanto local quanto globalmente.

A sua família de marcas de viagens inclui: Brand Expedia®, Hotels.com®, Expedia® Partner Solutions, Vrbo®, Egencia®, trivago®, HomeAway®, Orbitz®, Travelocity®, Hotwire®, Wotif®, ebookers®, CheapTickets®, Expedia Group™ Media Solutions, Expedia Local Expert®, CarRentals.com™, Expedia® CruiseShipCenters®, Classic Vacations®, Traveldoo®, VacationRentals.com e SilverRail™.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui