Pesquisa sobre educação é destaque no Prêmio BNB de Economia Regional

0
319

As relações entre os processos escolares eficazes e o desempenho de alunos de escolas públicas e os efeitos da seca no desempenho escolar nas escolas rurais. Esses são os temas dos trabalhos acadêmicos vencedores do Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, anunciados nesta quinta-feira (18), durante o Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. O evento comemora os 67 anos da instituição e prossegue até amanhã, com ampla programação.

Os trabalhos premiados são de autoria dos pesquisadores Danyelle Branco e José Gustavo Féres, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Ana Luíza Farage Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Prêmio BNB de Economia Regional tem como objetivo estimular a pesquisa no campo da ciência econômica pura e aplicada, segundo a perspectiva regional. São contemplados dissertações de mestrado e artigos científicos, todos trabalhos inéditos sobre temas relevantes para a economia regional.

“Ao longo de 23 anos, o Prêmio tem estimulado o debate de alto nível sobre a economia regional, levantando questões fundamentais relacionadas a desafios do Nordeste brasileiro e proporcionando um ambiente no qual se apontam caminhos e soluções. OPrêmio também amplia o relacionamento do Banco com a academia, fortalecendo intercâmbio de informações e experiências extremamente profícuo”, afirmou o gerente do Escritório de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), Tibério Rômulo Romão Bernardo.

Resultado de imagem para ipea.educacao.bnb

Fórum de Desenvolvimento – Nesta sexta-feira (19), a programação do Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento contou com palestras e painéis, que abordarão temas como “Nordeste – Celeiro de Oportunidades”, “Empreendedorismo e Inovação” e “Microcrédito – Estímulo à cultura empreendedora”. Também haverá a entrega do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo, que contemplará matérias sobre iniciativas de promoção ao desenvolvimento regional.

O painel “Nordeste – Celeiro de Oportunidades” abre debate sobre os Impactos da aplicação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), oportunidades e desafios para a geração de energia e perspectivas e desafios do Agronegócio para o Nordeste.

Segue a relação de vencedores na categoria Artigo (Prêmio Werner Baer de Economia Regional):

  • 1º Lugar – Título: Raindrops for Education: Drought Shocks and School Performance in Brazilian Rural Schools (Reflexões para a Educação: Choques e Desempenho Escolar em Escolas Rurais Brasileiras). Autores: Danyelle Branco e José Gustavo Féres (Ipea)
  • 2º Lugar – Título: Determinantes da Concentração Geográfica Industrial no Brasil. Autores: André Luiz Ferreira e Silva (UFPA) e Marcelo Bentes Diniz (UFPA)
  • 3º Lugar – Título: The Effects of the Child Labor Law in the Brazilian Northeast Region (Os Efeitos da Lei do Trabalho Infantil na Região Nordeste do Brasil). Autores: Domingos Isaías Maia Amorim, Edward Martins Costa (UFC), Ahmad Saeed Khan (UFC), Francisco José Silva Tabosa (UFC) e Pablo Urano de Carvalho Castelar (UFC)

Na categoria Dissertação, os vencedores foram:

  • 1º Lugar – Título: O Processo Importa: Relações entre Processos Escolares Eficazes e o Desempenho de Alunos de Escolas Públicas em Minas Gerais. Autora: Ana Luíza Farage Silva (Faculdade de Ciências Econômica da Universidade Federal de Minas Gerais – Cedeplar)
  • 2º Lugar – Título: Diferencial de Desempenho dos Estudantes no Enem: Uma Avaliação do Programa Escola de Tempo Integral da Rede Pública do Estado de Pernambuco no Período de 2009 a 2016. Autor: Diego Palmiere Fernandes (UFPE – Centro Acadêmico do Agreste – PPGECON)
  • 3º Lugar – Título: Local Development and Natural Disasters in Northeast Brazil: The Case of Droughts and Floods in State of Ceará (Desenvolvimento Local e Desastres Naturais no Nordeste do Brasil: O Caso das Secas e Inundações no Estado do Ceará). Autor: Francisco Mário Viana Martins (UFC – Programa de Pós-Graduação em Economia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui