Emap inaugura Centro de Controle Operacional no Porto do Itaqui

0
719

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) inaugurou nesta quarta-feira (06) o Centro de Controle Operacional (CCO) no Porto do Itaqui, através do qual será possível acompanhar em tempo real a movimentação de navios e outras operações em tempo. Também foi lançado o edital para a construção de um novo berço no porto. São nesses berços que os navios atracam para fazer carregamentos e descarregamentos.

Para o governador Flávio Dino, que participou do evento, este  “é mais um passo para a modernização do Porto do Itaqui. Trazemos segurança para as operações realizadas no ponto do Itaqui. O nosso porto é cada vez mais demandado e tenho certeza que continuará sendo”.

O Centro de Controle conta com seis postos de monitoramento para acompanhar, por meio de rádio e imagens, as operações no porto em tempo real. A equipe de operações pode controlar a programação de navios e cargas no Porto do Itaqui por um painel digital (videowall).

Entre as outras tecnologias que serão incorporadas ao novo controle, estão o acesso por biometria, automação de portarias e balanças. A instalação de rádios digitais em estações fixas e móveis, ampliando a área de cobertura, também fazem parte das tecnologias incorporadas.

Mais estrutura – A construção do Berço 98 vai representar uma melhora significativa da estrutura do porto. Será a maior obra do Governo em volume de recursos, realizada 100% com caixa próprio. “Isso significa que a empresa tem sido bem gerida. Isso é especialmente significativo nesse momento do Brasil; haverá grande geração de empregos do porto do Itaqui”, afirmou Flávio. A obra deve gerar cerca de 300 empregos diretos e 150 indiretos.

O novo berço terá 270 metros de comprimento, 40 metros de largura, profundidade de 15 metros e será dedicado a carga geral e granéis sólidos. “São obras importantes que vão gerar empregos, vão exigir grande necessidade de recursos humanos num grande momento de dificuldade para o Brasil”, afirmou o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, responsável pela gestão do porto.

“O que temos feito é adotar a mesma responsabilidade fiscal e de gestão que o governador tem adotado no Estado, que paga seus salários em dia e até mesmo antecipados, além de continuar fazendo investimentos”, acrescentou Lago.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui