Encontro de Economia será realizado quinta e sexta-feira na Universidade Federal

0
266
Maria Ozanira falará sobre a realidade e as contradições sociais no Maranhão

A Universidade Federal do Maranhão realiza, quinta (23) e sexta-feira (24), na Cidade Universitária Dom Delgado (Campus do Bacanga), em São Luís, a primeira edição do Encontro Maranhense de Economia (EME). Na programação do evento constam minicursos, conferências, lançamentos de livros, mesas redondas e apresentação de trabalhos.

Com o tema “Repensando as Estratégias do Desenvolvimento do Maranhão”, o encontro vai reunir economistas, estudantes, professores, empresários, além de representantes da sociedade civil e da administração pública.

O objetivo é estimular o estudo sobre a conjuntura maranhense e consolidar bases para o desenvolvimento socioeconômico local. O EME busca ainda propor alternativas estratégicas e políticas de superação das mazelas econômicas e sociais que historicamente obstruem a consolidação da cidadania maranhense.

O EME tem como principais eixos temáticos:

  • Trabalho e Renda
  • História Econômica e Economia Política
  • Política Econômica e Finanças Públicas
  • Agropecuária, Território e Desenvolvimento Rural
  • Negócios, Turismo, Inovação e Sustentabilidade
José Lemos vai proferir palestra de encerramento no EME, sexta-feira

A Conferência de abertura, que tem como tema “A realidade e as contradições sociais no Maranhão”, será proferida pela professora doutora Maria Ozanira Silva, e a de encerramento, sobre Repensar as Estratégias do Desenvolvimento no Maranhão, pelo professor doutor José Lemos.

O evento contará ainda com a realização de minicursos a serem realizados abordarão as seguintes questões:

  • Controle social, combate à corrupção e desenvolvimento (Mediador: Welligton Resende– Auditor Federal da CGU)
  • Orçamento na administração pública (Mediador: Marcos Pereira– Auditor Federal da CGU)
  • Conhecer o portal eletrônico do IBGE e suas principais ferramentas digitais (Mediador: José Reinaldo Júnior –Tecnologista de Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE)
  • Definição de Indicadores de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (mediadora: Talita Nascimento/Imesc)
  • A visão empresarial para investir: como criar um ambiente ao desenvolvimento (com apresentação de Fernando Duailibe, vice-presidente para assuntos de Economia e Finanças da Associação Comercial do Maranhão/ACM-MA).

Inscrições – Mais de 100 pessoas já confirmaram participação no Encontro, mas ainda é possível participar como ouvinte.

Interessados têm até esta quinta-feira para se inscrever. O site www.eme.ufma.br é o canal para a realização das inscrições. O valor para economistas é de R$ 50,00 e para estudantesR$ 30,00. Para mais informações, o contato pode ser feito por e-mail (deconufma@gmail.com) ou pelos telefones (98) 3272- 8228/3272- 8429.

A realização do I Encontro Maranhense de Economia é uma parceria entre o Departamento de Economia (Decon) da UFMA e o Conselho Regional de Economia da 15ª Região (Corecon/Maranhão).

SERVIÇO:

O QUÊ: I Encontro Maranhense de Economia

QUANDO: 23 e 24 de maio

ONDE:Centro Pedagógico Paulo Freire (UFMA)

Informações:

(98) 3272-8228/3272-8429

deconufma@gmail.com

www.eme.ufma.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui