Encontro de Gigantes será realizado na noite deste sábado no bairro da Camboa

1003

O tradicional Encontro de Gigantes, evento que integra o calendário anual de grupos de Bumba Meu Boi e que antecede os festejos juninos, será realizado neste sábado (26), a partir das 20h, na Praça Maria Firmina, no Bairro da Camboa, em São Luís. O evento será realizado na área sob a ponte Bandeira Tribuzzi.

A festa reúne mais de 15 mil pessoas todos os anos. Geralmente, ela é na segunda sexta-feira de junho, mas este ano foi antecipada devido ao feriado de Corpus Christi. O Encontro de Gigantes está completando 26 anos.

“Essa festa é o pontapé inicial. Quando vão ao Encontro de Gigantes, as pessoas já saem com o espírito e o clima do São João”, diz o presidente do grupo Tremendões e um dos fundadores do Encontro, José Cloves Lopes.

A noite terá início com a apresentação do Cacuriá da Vila Gorete e show com Juarez Sousa e maestro Nonato Silva, tocando as músicas do Bumba Meu Boi e São João em ritmo de bolero. Em seguida Boi de Morros, show de Roberto Ricci, Boi da Maioba e os Cantadores do Sotaque de Matraca – que dão nome ao evento – continuam a festa.

Tradição – Após longo período de apresentações em outros espaços, o Encontro de Gigantes de 2018 marca o retorno da festa ao bairro de origem. Isso só foi possível graças à recuperação da região sob a ponte Bandeira Tribuzi, entregue no ano passado pelo Governo do Maranhão.

“Esse evento cresceu numa proporção tamanha que fez com a gente precisasse sair da Camboa, que é onde a festa nasceu, para outros locais como a Praça Maria Aragão e o Ceprama na Madre Deus”, afirma José Cloves Lopes. Como a área original estava degradada, foi preciso ir para outro local.

“Agora, depois de anos, nós estamos voltando às raízes, às origens, graças àquele espaço belíssimo construído pelo Governo do Estado, que é a praça Maria Firmina”, comenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui