Encontro de Negócios na Fiema debate linhas de crédito para MPEs

0
245

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da federação (PDF) e a Caixa Econômica Federal, promoveu, quarta-feira (07), um encontro para debater crédito e financiamento para micros e pequenas empresas.

O evento está alinhado à Semana Nacional de Crédito, promovida pelo Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Ao todo, 17 cidades das cinco regiões brasileiras terão atividades com a iniciativa.

Para o superintendente da Fiema, Albertino Leal, a entidade cumpriu seu papel com essa iniciativa. “Um dos grandes problemas que o Brasil tem e que o nosso empresário da indústria não foge é a falta de planejamento. Esse momento é de subsidiar a decisão dos empresários. Trouxemos o Banco do Nordeste, a Caixa, o Banco da Amazônia e a FINEP para que os empresários se planejem e busquem as opções mais adequadas às suas empresas”, finalizou o superintendente.

A empresária maranhense Erika Duailibe Couto, da construtora ACE, destacou a importância de ações dessa natureza para o empresário. “Conhecer as linhas de crédito é fundamental. Somos uma microempresa e não temos uma educação financeira muito aprofundada. Na maioria das vezes chegamos ao banco para pedir uma linha de crédito sem nem conhecer qual a melhor para nosso negócio”, disse ela.

Para o gerente regional da Caixa no Maranhão, Antonio Nairton, que participou da ação em São Luís, a parceria é uma oportunidade de negócios e fortalece o segmento da Indústria.

“A Caixa com essa parceria cumpre o seu papel de fomentadora. Essa é uma forma de trabalhar com esse segmento forte no mercado brasileiro para promover a retomada de crescimento. Sabemos que a Indústria responde por mais de 21% do PIB, e milhares de empregos diretos e indiretos no Brasil”, destacou Nairton enfatizando que as empresas precisam abrir um relacionamento com o banco para que se possa estudar qual a melhor linha de crédito para atender as demandas.

Além da Caixa, a ação contou ainda com a apresentação de um Painel da FINEP, onde o analista de projetos da financiadora, Ronaldo Bravo apresentou a agencia federal e o Inovacred, voltado para a média, micro e pequena empresa. “As condições são atrativas tanto no valor das taxas quando nos prazos de carência e de pagamento. É importante ressaltar que inovação não é só o disruptivo, a FINEP apoia o dia a dia da empresa, que é melhoria de processo, de produto, de serviço, ou seja, alcançar uma melhoria de produtividade”, destacou Bravo.

Além dos bancos e da Finep, a ação ainda contou com uma palestra com o consultor Arthur Cotrim, que falou sobre o Cenário financeiro para 2019, a apresentação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) da Fiema e de depoimentos de empresários locais. A iniciativa ainda disponibilizou espaço interativo para que os empresários pudessem conversar e sanar dúvidas com os bancos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui