Especialistas são dicas de planejamento a quem pretende morar sozinho

0
718
O momento de sair da casa dos pais para morar sozinho chega para todos. Antes de iniciar a mudança, é preciso estar preparado financeiramente, dar prioridades para que consiga sobreviver e não passar apertos. Confira abaixo, informações apresentadas pelo Simplic que podem ser úteis para o seu planejamento.
1 – QUITE DÍVIDAS
Se você já está com dívidas morando com seus pais, é melhor quitá-las antes de pensar em se mudar, afinal você terá muito mais contas para pagar, o que pode gerar uma bola de neve.
Dica: encaixar seus gastos supérfluos em no máximo 30% da sua renda.
 
2 – RESERVE
Aproveite enquanto ainda mora com os pais e que não tem muitas despesas para economizar dinheiro.
Dica: Somente saia de casa quando tiver uma reserva de emergência, que consiste em 6 meses do seu custo de vida guardado.
3 – ESCOLHA O LOCAL
Antes de fechar o contrato, lembre-se que regiões centrais têm mais gastos do que as periféricas. Entretanto, dão mais despesa com transporte.
Dica: Lembre-se que você não manterá o mesmo padrão de vida de quando morava com seus pais. Prédios com estacionamento, piscina e academia encarecem o condomínio.
4 – LISTE SEUS GASTOS FIXOS
Não tente fazer esses gastos de cabeça, faça uma planilha e anote tudo. Lembre-se que algumas regiões são mais caras de se morar do que outras.
Dica: Todos os custos fixos não podem ultrapassar 65% do seu salário, senão é melhor não se mudar
– Aluguel/Condomínio
– Água
– Luz
– Gás
– Internet
5 – MOBÍLIE AOS POUCOS
Primeiramente pense em comprar apenas o essencial para sua casa. Por exemplo, é extremamente necessário uma geladeira, fogão, um colchão e um ventilador. Separe os móveis por primeiro, segundo e terceiro planos de acordo com a necessidade.
Dica: Evite despesas extras como TV à cabo e faxineira enquanto estiver se adaptando.
Produzido por: Simplic

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui