Estado rompe contrato com o instituto que gerenciava hospitais em São Luís e Imperatriz

0
998

O Governo do Estado suspendeu nesta quinta-feira (24) contrato com o Instituto Gerir, responsável pela administração de dois hospitais em São Luís e um em Imperatriz, por descumprimento de cláusulas contratuais, segundo nota da Secretaria de Saúde. Na capital, o instituto administrava os hospitais Carlos Macieira e o de Traumatologia e Ortopedia (HTO), e em Imperatriz, o Macrorregional Dra. Ruth Noleto, especializado em tratamento de câncer.

O Gerir vinha reclamando das constantes suspensões de recursos para suprir pacientes de medicamentos e alimentos, mas a SES garante que por diversas vezes teria cometido falhas nas cláusulas contratuais e teria recorrido a uma emissora de TV (não mencionada), “para fazer chantagem”.

Eis a nota da Secretaria de Saúde:

Nota Oficial – Suspensão de contrato com Instituto Gerir

  1. A Secretaria de Estado da Saúde informa que resolveu suspender o contrato com o Instituto Gerir, que administrava três hospitais no Maranhão, tendo em vista reiterados descumprimentos do contrato.
  2. A medida foi antecedida de sucessivas notificações ao Instituto Gerir, que infelizmente não estava cumprindo suas obrigações.
  3. Chama atenção que o Instituto Gerir foi a única OS a apresentar incompreensível resistência em submeter-se às melhorias do sistema de prestação de contas de recursos públicos, o que é inaceitável nesta gestão.
  4. A suspensão do contrato visou possibilitar a melhoria dos serviços prestados à população, já que o Instituto Gerir falhou nesse objetivo.
  5. Lamentavelmente, alguns representantes do Instituto Gerir resolveram reagir com ameaças e chantagens, inclusive envolvendo indevidamente uma emissora de TV. Contudo, a nossa gestão não cede a chantagistas nem a qualquer tipo de pressão ilegal, venha de onde vier.
  6. As medidas que estão sendo adotadas pelo Estado visam garantir o melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho para os servidores da saúde.

Saiba quais os hospitais gerenciados pelo Gerir:

São Luís

  • Carlos Macieira – Considerado referência estadual de alta complexidade.
  • HTO – Inaugurada em outubro de 2017, é a primeira especializada em ortopedia e traumatologia

Imperatriz

  • Hospital Macrorregional de Imperatriz Dra. Ruth Noleto – Unidade que compõe a Rede de Atenção Oncológica do Estado do Maranhão, sendo responsável pelo atendimento da população de 24 municípios das Regiões de Açailândia e Imperatriz, que perfaz, aproximadamente, uma população de 433.606 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui