Evento na Fiema mostra oportunidades de negócios com o Estado

0
336

Centenas de empresários participaram do “Janela de Oportunidades – contratações com o Governo do Maranhão”, realizado de quarta a sexta-feira da semana passada, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Durante os três dias, a classe empresarial participou de oficinas sobre licitação e contratos, atas de registro de preço e como evitar problemas na execução de contratos administrativos, inclusive com atendimento em balcão para esclarecer eventuais dúvidas e terem acesso aos editais de licitações.

“Essa ação é uma grande alavanca para a economia, pois o empresariado maranhense pode conhecer as oportunidades de negócios para os próximos meses no setor público. Esse momento é um marco para a Federação por conseguirmos envolver os empresários de diversos segmentos e de sindicatos patronais vinculados à FIEMA, os quais passam a ter acesso a informações das compras e contratações a serem realizadas pela esfera pública”, afirmou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.

O evento foi realizado em parceria com o Governo do Estado e teve por objetivo disponibilizar suporte para pequenas empresas e serviços à comunidade empresarial tais como regularização fiscal, emissão de certidões e atendimento oferecidos por órgãos públicos, com exemplo da Fazenda estadual e da Junta Comercial.

“A participação da Fiema por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) foi essencial para o sucesso do Janela de Oportunidades, aproximando os empreendedores maranhenses do processo de compras governamentais. Com o evento, além da prestação de serviços para as empresas, foi possível qualificar os empresários e também ouví-los”, enfatizou o secretário de Estado de Transparência e Controle, Rodrigo Lago.

Os empresários participaram de oficinas com as seguintes temáticas:

  • Caminho para Contratar com a Administração Pública e suas opções, ministrada pela Comissão Permanente de Licitação (CCL);
  • O Portal de Compras Governamentais do Estado do Maranhão, com a Secretaria de Indústria e Comércio (SEINC);
  • Evitando Problemas na Execução dos Contratos Administrativos, com a Corregedoria Geral do Estado;
  • Como contratar com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP); Oportunidades de Contratação com a Administração Pública;
  • Oportunidades de Negócios com o Sesi e Senai e Licitações na Prefeitura de São Luís.

“É a primeira vez que tenho acesso a informações de licitação, fiquei interessada em participar e consegui eliminar algumas dúvidas que tinha a respeito desse processo. Vou cadastrar minha empresa no Portal de Compras Governamentais e pretendo fazer cursos para aprender a forma adequada de participar de licitação pública”, disse Elisamar Moraes Araújo, empresária do setor de papelaria.

Os participantes conheceram em detalhes as ações do PDF, Programa atua no desenvolvimento de fornecedores locais para torná-los mais competitivos e receberam ainda um exemplar do Guia Industrial do Maranhão, publicação da FIEMA que relaciona todos os estabelecimentos industriais do Estado, incluindo informações de contato e localização.

O empresário Marcos Aurélio Freitas, da Mak Engenharia, empresa que faz parte do PDF e é certificada no Programa de Certificação de Empresas (PROCEM), ficou entusiasmado com o evento. “A FIEMA, por meio do PDF, vem cumprindo seu papel para o fortalecimento da economia no Estado, divulgando ainda mais para o empresário as oportunidades de licitações e contratos com o setor público e também reunindo parceiros nessa ação que puderam esclarecer dúvidas existentes”, contou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui