Federação do Comércio realiza nesta quinta-feira debate sobre a implantação do BRT

0
279

A Federação do Comércio (Fecomércio) realiza, nesta quinta-feira (22), um debate sobre as obras de implantação do Sistema BRT de transporte nas Avenidas dos Holandeses e Litorânea, sob a responsabilidade da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), com criação de uma faixa exclusiva para ônibus. As obras já começam a impactar o comércio e os moradores das áreas atingidas, daí a importância de se debater o tempo de execução, adaptações etc

O evento, que tem como objetivo dialogar com o Governo do Estado e buscar soluções que reduzam os impactos sobre o comércio durante o período das obras, contará com a presença do Presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo Pereira, que realizará uma apresentação sobre o projeto e o respectivo cronograma das obras.

No projeto, estão previstos o alargamento da avenida dos Holandeses com a utilização do recuo de pista e a eliminação de alguns pontos de estacionamentos ao longo da via.

O encontro para discutir a implantação do BRT é gratuito e as inscrições podem ser realizadas pelo telefone (98) 3194-2420, pelo e-mail ascom@fecomercio-ma.com.br ou pelo site https://www.sympla.com.br/implantacao-do-brt__670798.

Transporte – Considerada a maior obra de mobilidade do Estado, o projeto BRT-Litorânea tem um investimento de R$ 140 milhões, com início na Avenida Atlântica no Araçagi, seguindo pela Avenida São Carlos, o BRT acessa o prolongamento da Litorânea e segue até a rotatória da Polícia Militar, através da Avenida Colares Moreira. Após esse trecho, retorna pela Avenida dos Holandeses, e segue novamente até o bairro do Araçagi, completando o trajeto de 23 quilômetros.

O BRT será operado com ônibus articulados, com faixas exclusivas de pavimento rígido (concreto), e com prioridade nos semáforos (onda verde). Ao longo de todo o percurso haverá estações de embarques e desembarques acessíveis, ciclovias e passeios, além da manutenção do fluxo de veículos em sentido duplo, com duas faixas em cada via e, no centro, a faixa do BRT.

O sistema vai contar com dois terminais de integração, um na região do Araçagi e outro na região do Calhau, além de linhas alimentadoras exclusivas que sairão dos bairros dos municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar para o terminal do Araçagi e linhas circulares que irão distribuir a população para os bairros da Ponta D’areia, Renascença c São Francisco, Camboa, Areinha e todo o perímetro do centro de São Luís.

“A implantação do BRT vai beneficiar a população de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís integrando esses municípios, reduzindo o tempo de viagem entre eles e trazendo melhorias para o transporte público metropolitano. Ofertando um sistema com mais qualidade, iremos proporcionar mais qualidade de vida para a população, além de fomentar o comércio e o turismo”, relata Lawrence.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui