Festival de Gastronomia será aberto quarta-feira em São Luís e se estende até 23, em Guimarães

0
1603

Será aberto nesta quarta-feira (05), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, e se estende até dia 23, em Guimarães, o Festival Gastronômico – Delícias do Mar, que é uma promoção do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), com participação de 47 restaurantes de nove cidades da Ilha e do litoral ocidental maranhense: São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Alcântara, Bequimão, Guimarães, Cedral, Porto Rico do Maranhão e Cururupu.

Durante o festival, os participantes vão poder degustar diferentes pratos preparados a base de sururu, camarão, caranguejo, sarnambi e outros frutos do mar, a preços especiais, e sobremesas inspiradas nas frutas locais, como abacaxi, manga e bacuri.

Para o lançamento, às 19h de quarta-feira, na capital, 18 restaurantes de São Luís, São José Ribamar e Raposa estarão fazendo demonstração de seus pratos. “Vamos transformar o Centro de Convenções em um ambiente que lembre o litoral maranhense e suas atrações. Durante o lançamento do Festival Gastronômico e nas ações que promoção que faremos no interior, os restaurantes participantes servirão amostras para degustação dos pratos e sobremesas que estão participando da iniciativa”, diz o diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins.

Além de São Luís, estão previstos mais três lançamentos do festival no interior do estado: dia 7, às 19h, na Escola Presidente Kennedy; em Alcântara; dia 9 às 12h, no restaurante Estação Marítima, no Povoado Paricatiua, em Bequimão; dia 15, às 19h, no Restaurante Espaço Trapiche, em Guimarães.

Os eventos foram planejados para promover a gastronomia maranhense como um atrativo turístico e como forma de demonstrar o potencial dos polos turístico da Ilha de São Luís e Floresta dos Guarás, regiões onde estão os nove municípios que estão participando do festival e que também são atendidos pelo Sebrae.

Edição – Esta é a segunda edição do Festival Gastronômico que o Sebrae organiza. Em outubro de 2015, durante o Movimento Compre do Pequeno Negócio, a instituição organizou o primeiro, com o tema Sabores do Pescado, como uma ação do projeto Serviços Turísticos do Polo São Luís, executado pela Unidade Regional do Sebrae em São Luís.

“A edição de 2015 serviu como um piloto, que contou com a participação restaurantes dos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Alcântara e envolveu também piscicultores atendidos pelo Sebrae na Região Metropolitana de São Luís, que forneceram a matéria prima, o pescado, para a preparação dos pratos. Foi um grande sucesso, mostrando que há demanda por parte do público e interesse por parte dos empreendedores atendidos. Por isso optamos pela realização de um festival anual como forma de promover a gastronomia como atração turística nos polos de São Luís e do Litoral Ocidental”, explicou Martins.

Pratos – Ao todo, os restaurantes que estão participando do Festival Gastronômico Delícias do Mar prepararam 47 pratos e 25 sobremesas.

Vão desde os pratos tradicionais, como o Peixe Serra Frito, a Tainha de Genipaúba, a Torta de Sarnambi e Sururu ao Leite de Coco, o Caranguejo Toc Toc, a Peixada, a Corvina Açu Frita, Creme de Camarão, Mariscada à Moda da Casa e o Espeto de Camarão aos pratos de inspiração mediterrânea, como o Camarões a Spaguetti e o Camarão Vignolli, urbana, como a Pizza de Camarão e a Pizza de Caranguejo com Creme de Macaxeira, e oriental, Teppan Misto e o Peixe com Legumes.

Boa parte dos pratos pode ser classificada como de inspiração contemporânea, como o Sururu ao Paletó, Fideuá Casa D’Arte, Risoto de Uritinga com Alho Poró, o Risoto de Camarão e Encantos do Maranhão.

Entre as 15 sobremesas, oferecidos por a inspiração vem das frutas regionais. O resultado são sobremesas coloridas, cheias de sabor e estilo, com muito potencial de surpreender quem resolver experimentar, como o Sorbet de Manga com Tuile, o Bolo de Abacaxi com Mousse de Manga, a Torta Quente de Banana com Canela e o Gelado de Taperebá.

(Com dados do Sebrae-MA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui