Fiema inicia montagem da Expo Indústria, que será aberta nesta quarta-feira

0
381

Com uma estrutura ainda maior e mais inovadora em relação à edição anterior, a Expo Indústria Maranhão 2017, que será realizada de 8 a 10 de novembro, no Multicenter Sebrae, no Cohafuma, ocupará um espaço de 11.482 m² com cerca de 70 estandes de empresas expositoras, uma arena totalmente revestida de vidro e outras de OSB (Oriented Strand Board), material reciclável de baixo custo e de fácil aplicação feito de madeira reaproveitada, além de uma estrutura de internet para atender todos os visitantes.

Montado em uma área de 800 m² no centro da feira, o estande integrado do Sistema Fiema terá em um só lugar todos os serviços oferecidos em diversas áreas. A Arena da Indústria estará em 416 m², onde se concentrarão as principais palestras e painéis temáticos voltados para a competitividade industrial. Virá em formato de um grande aquário de vidro preparado para receber até 120 pessoas.

Neste mesmo espaço, os órgãos vinculados ao Sistema Federação das Indústrias (Fiema), estarão com seus estandes. O Sesi, em 180m², demonstrará como atua na área da Educação, Segurança do Trabalho e Promoção da Saúde. Também em 180 m²; o Senai mostrará o seu portfólio com o que desenvolve para Educação Profissional e Tecnologia e Inovação; e IEK, por sua vez, estará com serviços de orientação profissional, em uma área de 45 m².

Sustentável – Mostrar às indústrias a importância de investir em Sustentabilidade é um dos objetivos da Expo este ano. Por isso, os idealizadores, patrocinadores e correalizadores estão investindo no uso desse tipo de material. “O mundo inteiro está preocupado com o futuro do planeta e nós temos como grande objetivo reforçar cada vez mais que as importâncias das indústrias caminhem por esse viés”, explica o superintendente da Fiema, Albertino Leal.

Totalmente revestida de materiais recicláveis oriundos de madeira reaproveitável, a Arena da Sustentabilidade, uma das novidades desta edição, será aberta e terá capacidade para até 30 participantes. O ambiente funcionará como um espaço para discutir iniciativas socioambientais da indústria local, como ações de combate às mudanças climáticas, por exemplo.

Com este mesmo conceito sustentável e em um espaço aberto de 210 m² e com atendimento ao público estará o estande do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA). Lá, suas empresas mantenedoras (Alumar, Cemar, Eneva, Solar e Vale) mostrarão o que fazem no Estado.

Voltada principalmente para os micro e pequenos empresários, a Arena do Crédito, outra novidade da Expo que também virá com materiais sustentáveis em sua estrutura, reunirá, em 70 m², instituições financeiras públicas que possuem foco nos pequenos negócios, como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, além de parceiros, como o SEBRAE Maranhão, para apresentar os diferentes tipos de financiamento disponíveis no mercado. O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da FIEMA é o idealizador desta Arena.

Startups – Para as indústria das startups foi criado um ambiente de 210 m², estilo coworking, pensado para estimular a criatividade e o trabalho em equipe para que jovens universitários sejam desafiados a apresentar soluções para problemas reais da indústria local, coordenados pela Fiema com o apoio da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para isso, terão à disposição oito mesas, um palco para mini palestras direcionadas e uma área de convivência.  Uma rede de Wi-Fi independente ficará disponível exclusivamente para esta área e vários pontos de energia para a recarga de celulares e gadgets, que ficarão próximos das mesas nas quais os participantes devem realizar suas pesquisas.

Na área externa, no Lounge Expo, espaço de convivência e experimentação, 22 pequenas indústrias da área gastronômica estarão em exposição, entre cervejas artesanais, food trucks e bikes foods. E, neste mesmo local o Caminhão da Cultura do SESI (Serviço Social da Indústria) animará o ambiente com atrações culturais, com apresentação de músicas instrumentais, orquestras e voz e violão. O SENAI também estará nessa área com a Unidade Móvel de Automação aberta aos empresários que queiram conhecer os serviços ofertados.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui