Flávio Dino defende desenvolvimento da Amazônia sem afetar meio ambiente

0
224

O governador Flávio Dino defendeu no Forum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado em Palmas (TO), nesta sexta-feira (02), a execução de um modelo de desenvolvimento sustentável, aliado ao desenvolvimento econômico. “Esse posicionamento será anunciado em documentos firmados no evento. Um momento de reafirmação dos governadores de que não há contradição entre a preservação da nossa biodiversidade e a meta necessária da ampliação da economia na região amazônica”, pontou.

Flávio Dino defendeu a manutenção do Fundo Amazônia com suas condições de origem; avaliou os impactos do desmatamento acelerado da floresta amazônica; sugeriu o Banco da Amazônia S/A (BASA) como órgão financiador do Consórcio de Governadores do Nordeste, medida que recebeu apoio de todos os gestores presentes, entre outras deliberações.

“Claro que queremos investimentos públicos e privados, firmar mais parcerias, a manutenção do Fundo Amazônia como existia antes. Por isso mesmo, defendemos uma compatibilização entre o crescimento da economia, porém, com a preservação ambiental, que é um ativo estratégico da Amazônia do Brasil”, reiterou Dino em seu discurso.

Nesta sexta, a programação do fórum contou com reuniões para tratamento de assuntos internos do Consórcio Amazônia Legal; deliberações da pauta do Conselho de Administração e Câmaras Setoriais; encontro de governadores com representantes da Cooperação Internacional; e entrevista coletiva a veículos de imprensa. Ao final do evento, os governadores elaboraram a Carta de Palmas, com as principais reivindicações comuns a todos os estados, para conhecimento da sociedade civil e poderes constituídos.

Governador Flávio Dino participa de Fórum da Amazônia Legal (Foto: Divulgação)

O fórum iniciou na quinta-feira (1º), com reuniões das Câmaras Setoriais dos temas Comunicação Pública, Consórcio Interestadual, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Segurança Pública; e reunião do Conselho de Administração. Participaram do evento representantes do Maranhão, Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso, Roraima e Rondônia. O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008, tendo o Pará sediado o primeiro evento. O próximo evento, ainda sem data definida, será no Maranhão.

(Com informações da Secap)

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui