Dino assume segundo mandato de governador no mesmo horário da posse de Jair Bolsonaro

0
375

AQUILES EMIR

Nesta terça-feira (1º de janeiro de 2019), no mesmo horário em que o ex-deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) estará em Brasília tomando posse na Presidência da República, o governador Flávio Dino (PCdoB), prestará juramento à Assembleia Legislativa para exercer o seu segundo mandato, que vai de 2019 a 2022. Por volta das 17h, haverá uma segunda solenidade, no Palácio dos Leões, na Praça Pedro II, no Centro Histórico de São Luís, onde haverá apresentação de diversas atrações artísticas, dentre elas o cantor Zeca Baleiro.

A opção de Flávio Dino de ser reempossado no mesmo horário da troca de comando do governo federal, embora criticada por uns porque teria conotação ideológica, repete a mesma atitude que teve em 2015, quando deixou de estar em Brasília para a posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), de quem foi auxiliar cono presidente da Embratur e um dos maiores defensores de sua candidatura.

Desde a mudança da data de posse do governador (antes era 15 de março), esta é a terceira vez que o chefe do Poder Executivo Maranhense deixa de comparecer à posse de um presidente. Em 2007, Jackson Lago não foi ao recebimento da faixa por Lula para o segundo mandato. Por outro lado, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) optou por ser empossada nas primeiras horas do dia 1° de janeiro a fim de prestigiar as duas posses de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1995 e 1995, e de Dilma, em 2011.

Flávio Dino foi reeleito para um novo mandato de quatro anos com 59,29% dos votos válidos. Ele foi a escolha de 1.867.396 eleitores maranhenses. Além dele, também será empossado e reconduzido ao cargo o atual vice-governador Carlos Brandão.

Resultado de imagem para posse de flavio dinoAtrações – A programação em frente ao Palácio dos Leões está recheada de atrações tipicamente maranhenses, quando o governador falará à multidão.

As apresentações começam às 17h com o Coral Paz e Bem, Banda do Bom Menino e cantora Flávia Bitencourt; e show ‘Com o afeto das canções’ com Joãozinho Ribeiro; além de Cesar Teixeira; Milena Mendonça; Celia Maria; Josias Sobrinho e, encerrando a noite, o cantor Zeca Baleiro.

Perfil – Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Flávio Dino,  50 anos, é advogado, ex-juiz federal e professor licenciado de Direito Constitucional na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Natural de São Luís, é filho dos advogados Rita Maria e Sálvio Dino. Ele é casado com Daniela Lima.

O segundo mandato de governador do Maranhão vem após extensa carreira pública iniciada em 2006, quando renunciou à magistratura para concorrer ao cargo de deputado federal, sendo eleito pela primeira vez. Depois disso, concorreu à prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

No período de 2011 e 2014, foi presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). De 2015 a 2018, exerceu o primeiro mandato de governador do Maranhão, sendo reconhecido pelo portal de notícias G1 como o governador que mais cumpriu propostas em todo o Brasil.

(Com dados da Secap)