Aluno do Senac vai participar de competição internacional de restaurantes

0
525

O maranhense Matheus Lobato, aluno do Restaurante Escola do Senac em São Luís e que foi Medalha de ouro na ocupação Serviço de Restaurante nas Competições Senac de Educação Profissional em 2016, realizada em Vitória (ES), será um dos representantes do Brasil na 44ª Edição da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, a ser realizada em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). A competição acontece em outubro deste ano, e simula desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.

Este ano, cerca de 1.500 concorrentes de 76 organizações participantes da WordSkills deverão competir em Abu Dhabi. Na região do evento haverá mais de 50 áreas de habilidade de diversos setores, incluindo construção, transporte, manufatura, artes criativas, tecnologia da informação e serviços.

No período que antecede a competição, Matheus Lobato encontra-se em constante preparação para o concurso. De 28 à 31 de março, ele participou da I Avaliação das Condições do Competidor para a Worldskills. Nesta avaliação, estiveram envolvidos os profissionais José Alberto, docente avaliador de Pernambuco; César Falcão, expert da ocupação (BA); Edson Pereira (MA), docente preparador e Maria Leuda de Oliveira Lima, assessora de Programas Especiais do Senac no Maranhão.

A avaliação foi composta pelos módulos banquete, jantar fino, bar e casual, em que o competidor foi observado durante a preparação e execução em cada etapa.

Matheus participando de avaliação para o grande evento nos Emirados Árabes

“Estamos fazendo uma supervisão técnica, na verdade é o momento em que a gente está avaliando o Matheus, no ponto em que ele se encontra em treinamento, e ao mesmo tempo orientando. Vamos perceber as dificuldades, a forma como ele está executando as tarefas, e a partir daí fazer um diagnóstico e sugerir modificações, alterações e melhorias para o trabalho dele daqui pra frente. Teremos outros momentos, e aí sim vamos começar um processo de cobrança maior a partir das orientações que foram dadas, para que haja um crescimento gradativo, para até o momento da competição estar apto a ir representar o Brasil em Abu Dhabi”, relatou Cézar Falcão, expert da ocupação Serviço de Restaurante.

“Este primeiro processo é de diagnóstico em que podemos observar como o Matheus está, estamos acompanhando todo o processo de treinamento, sugerindo correções para que ele tenha um ótimo desempenho na competição”, disse José Alberto, docente avaliador e consultor do Senac em Pernambuco.

“Estes dias de avaliação estão sendo muito produtivos, os professores Cézar e José Alberto vieram com a intenção de ajudar o meu desemprenho para fazer uma ótima competição em Abu Dhabi e estou levando as sugestões deles muito a sério e da próxima vez, vou trabalhar do jeito que me ensinaram e desenvolver uma ótima participação e um ótimo treinamento”, disse Matheus Lobato.

“Está sendo importante para ele nesse momento, esta é a primeira avaliação da internacional que nós estamos fazendo depois da competição nacional. Então é pra gente ver, ajustar alguns pontos do treinamento que só vem favorecer o competidor, com melhorias que estamos observando e com alguns pontos que nós precisávamos realmente melhorar, acredito que ele só vai crescer a partir de agora”, orientador afirmou Edson Pereira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui