Elevado à categoria 5, Furacão Maria se aproxima de Porto Rico

0
429

Elevado à categoria 5, a mais alta na escala de intensidade, o furacão Maria aumentou nesta terça-feira (19) a força de seus ventos máximos sustentados para 265 km/h enquanto se aproxima das Ilhas Virgens e de Porto Rico, divulgou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC). A informação é da EFE.

Segundo boletim recente do órgão, Maria apresenta “destrutivos” ventos, ressacas ciclônicas e chuvas torrenciais e é um furacão “potencialmente catastrófico”.

Após tocar a terra ontem à noite na ilha Dominica, no Caribe, onde causou muita destruição, o furacão Maria está a 225 quilômetros a oeste de Guadalupe e a 175 quilômetros a sudeste de Saint Croix, nas Ilhas Virgens americanas, de acordo com o NHC.

Destruição – O primeiro-ministro de Dominica, Roosevelt Skerrit, afirmou que seu país perdeu tudo e que a “devastação é generalizada” após a passagem do furacão Maria, que alcançou a categoria 5 ao atravessar a pequena ilha caribenha, mas que perdeu força. A informação é da Agência EFE.

Skerrit, que precisou ser resgatado depois que sua casa sofreu graves danos, disse em sua conta no Facebook temer a confirmação de que há pessoas mortas e feridas, “como resultado dos prováveis deslizamentos de terra provocados pelas chuvas persistentes”.

“Eu fui resgatado”, disse o premier, antes de avisar que estava a “mercê do furacão. A casa está inundando”.

“Até agora, perdemos tudo o que o dinheiro pode comprar e substituir”, disse ele, em sua mensagem.

Os “ventos varreram os telhados das casas de quase todas as pessoas com quem já conversei. O telhado da minha própria residência oficial foi um dos primeiros a sair voando”, disse Skerrit.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui