Acumulado da geração de empregos no Maranhão em 2019 foi o maior nos últimos três anos

0
396

O ano de 2019 foi o terceiro consecutivo na geração de crescimento de empregos com carteira assinada no Maranhão. Foram 10.707 mil novas vagas de emprego formal, criadas no Maranhão, durante o ano de 2019. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Ministério da Economia.

Desde 2017, o estado vem crescendo na geração de empregos. Em 2017, foram 1.221 postos de trabalho; no ano seguinte, 9.649 vagas; e ano passado, quase 11 mil vagas com carteira assinada.

Destaques – O crescimento na geração de emprego no último ano teve destaque para o setor de Serviços, responsável pela maior parte da geração de postos de trabalho, com a criação de 6.030 vagas.

Outro setor que movimentou os números de empregos no Maranhão foi o da construção civil que, em particular, abriu 3.229 postos de trabalho. Seguido do comércio, com 2.482 vagas. Ao longo do ano, os meses que mais se destacaram na geração de emprego foram novembro, outubro e dezembro que foram aquecidos pelo período sazonal do final do ano.

Já no mês de dezembro, o saldo de novos empregos foi negativo, assim também como no restante do país. Segundo o Ministério da Economia, o resultado ocorre todos os anos. Trata-se de uma característica do mês, devido aos desligamentos dos trabalhadores temporários contratados durante o fim de ano, além da sazonalidade naturalmente observada nos setores de serviços, indústria e construção civil.

(Com informações da Setres)

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação