GIRO ECONÔMICO: Exportações nordestinas crescem 3,8% no primeiro trimestre

0
339
AQUILES EMIR aquilesemir@uol.com.br

GIRO ECONÔMICO

As exportações da Região Nordeste somaram US$ 3,9 bilhões nos primeiros três meses de 2018. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve incremento de 3,8% nas vendas externas. O levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisas do Banco do Nordeste, tem base em números divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O crescimento foi devido à comercialização de produtos básicos, que registraram aumento de 27%, e dos semimanufaturados, com avanço de 10% nas exportações. As vendas de algodão (+ 224,6%), bagaço de soja (+ 50,9%) e soja (+ 22%) foram os destaques dos produtos básicos, enquanto as vendas de pasta química de madeira (+ 65,8%) ganharam relevância entre os semimanufaturados.

Os principais parceiros comerciais do Nordeste (Estados Unidos, China e Argentina) responderam por 44,8% das exportações. No período de janeiro a março deste ano, relativamente ao mesmo período de 2017, os embarques para os Estados Unidos e Argentina aumentaram 16,5% e 28,4%, respectivamente.

Hapvida – A Hapvida, umas das maiores operadoras de saúde do Brasil, iniciou a venda de ações na Bolsa, onde foi recepcionada pela B3 em cerimônia que marcou sua oferta pública inicial (IPO) e o início da negociação de ações no segmento Novo Mercado com o ticker HAPV3. O Sistema Hapvida atende 3,8 milhões de clientes em todo território nacional, contando com 25 hospitais, 74 hapclínicas, 17 prontos atendimentos, 72 unidades de diagnóstico por imagem e 67 postos de coleta laboratorial em 11 estados. Lei reportagem aqui.

Conservação – Mais três unidades de conservação (UCs) federais foram criadas no Maranhão pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As novas reservas extrativistas Arapiranga-Tromaí, Baía do Tubarão e Itapetininga abrangem mais de 400 mil hectares, protegendo a biodiversidade, inclusive espécies marinhas e manguezais. Dois resultados diretos ocorrem com essa criação: preservação dos ecossistemas e a certeza de território para 13 mil famílias de pescadores e agricultores.

Televisão – A partir deste sábado (28), a TV Assembleia, emissora oficial da Assembleia Legislativa do Estado, passa a apresentar o programa Justiça Cidadã, produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça e que será reprisado às segundas e quartas-feiras, às 21h.

João Batista Ericeira (C), com membros da comunidade jurídica e os deputados Zé Inácio e Bira do Pindaré na solenidade em que foram comemorados os cem anos da Faculdade de Direito da Assembleia Legislativa

Alckmin – O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), pré-candidato a presidente da República, estará em São Luís no próximo dia 05 de maio, onde terá encontro com a militância do partido no Maranhão, no Centro de Convenções, a fim de apresentar suas propostas para desenvolvimento do país. O coordenador do evento, senador Roberto Rocha, deverá encaixar na agenda um encontro com lideranças empresariais a fim de serem debatidas as ideias que o tucano pretende implantar na área econômica.

China – O jornalista e consultor Daniel Castro, que é diretor de Comunicação da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC), autografa neste sábado (28), a partir das 15h30, na Associação Maranhense de Escritores independentes (AMEI), no São Luís Shopping, o livro “China: de volta para o presente”, em que orienta investidores a acessar o mercado chinês. A obra já foi lançada em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS) e Palmeiras das Missões (RS).

Compartilhe
Aquiles Emir
Editor chefe da Revista e do site do Maranhão Hoje. Sócio-proprietário da Class Mídia – Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui