Governador anuncia compra de mamógrafo destinado por Braide ao Aldenora Bello

0
926

Ao visitar, nesta segunda-feira (18), o Hospital do Câncer Aldenora Bello, em São Luís, onde conheceu as obras de ampliação, o governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou a compra de um mamógrafo para esta unidade de saúde especializada em tratamento de câncer. Trata-se do equipamento que teve sua aquisição determinada em emenda parlamentar do deputado Eduardo Braide (PMN), que o governador negou, mas a Justiça o obrigou a comprar.

O Governo do Estado mantém um convênio de custeio no valor de R$ 5 milhões com a Fundação Antônio Jorge Dino, mantenedora do hospital, que vai aumentar sua capacidade de atendimento, com a aquisição de equipamentos para radioterapia e de mamografia.

O hospital atende 30 mil pacientes por mês, boa parte deles oriunda do Sistema Único de Saúde (SUS) e, com o apoio do Governo do Estado, serão adquiridos um acelerador linear e um mamógrafo.

“Isso dá muito mais força para que a gente continue trabalhando e lutando com a comunidade carente. Foi um momento de muita alegria para toda a família, todos nós estamos aqui de mãos dadas, trabalhando. E com essa oportunidade com certeza a gente se sente mais fortalecido”, afirmou Enide Dino, presidente da Fundação Antonio Dino, mantenedora do hospital.

O governador Flávio Dino falou desse e de outros investimentos para o tratamento de pacientes com câncer no Maranhão.

“Nós temos aqui uma relação permanente com o Hospital Aldenora Bello, um trabalho imprescindível para o tratamento de oncologia no Maranhão, feito em várias imersões. Temos um convênio de R$ 5 milhões para o custeio de novos equipamentos, vamos comprar um mamógrafo novo e também temos apoio na UTI pediátrica que fizemos”, completou.

O funcionamento do acelerador linear e do novo mamógrafo já tem previsão de início, de acordo com o secretário da Saúde, Carlos Lula: “Temos duas grandes conquistas. Uma é o acelerador linear que o hospital conseguiu adquirir com recursos do Governo do Maranhão e também a entrega de um mamógrafo que vamos fazer no primeiro semestre de 2018”.

Rede de atendimento – Além dos novos equipamentos para o Aldenora Bello, esta semana o governo do Maranhão inaugurou a Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão. Localizado na Madre Deus, em São Luís, o local vai abrigar pacientes do interior do estado e seus acompanhantes.

A inauguração veio depois da reestruturação do Hospital de Câncer do Maranhão, hoje  referência no atendimento especializado a pacientes oncológicos na rede estadual de saúde e, que há dois meses, passou a ser exclusivamente para o tratamento da doença, quando o Governo do Estado inaugurou o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO).

Em Imperatriz, o Governo do Maranhão também iniciou o atendimento radioterápico e  recentemente pacientes do município passaram a contar com uma unidade pediátrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui