Governadores do Nordeste reagem a Bolsonaro, que classificou Flávio Dino o pior dos “paraíbas”

0
855

AQUILES EMIR

Os nove governadores do Nordeste divulgaram, na noite desta sexta-feira (19), uma carta de repúdio a uma declaração do presidente Jair Bolsonaro em que chama Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, o pior dos “governadores paraíba do Nordeste”, e orienta o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a não “ter nada com esse cara”. A frase vazou no momento em que o presidente recebia jornalistas correspondentes estrangeiros e falou sem perceber que o microfone não havia sido desligado.

Quando saíram as primeiras notícias sobre a gafe, a impressão que foi que Bolsonaro havia considerado o governador da Paraíba, João Azevedo, pior do que Flávio Dino, porém depois de uma audição mais apurada fica claro ter o presidente adjetivado, pejorativamente, todos os governadores nordestinos de “paraíba”. O próprio Flávio Dino, que seria o pior deles, comentou esta versão nas redes sociais:

Flávio Dino
Neste vídeo, ouvi mais claramente o que disse o presidente da República. Parece chamar todos os nordestinos de “paraíba” e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição

Antes, o governador havia postado outro comentário criticando a postura do presidente. “Independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação. Seja o Maranhão ou a Paraíba ou qualquer outro Estado”, disse ele.

O governador da Bahia, Rui Costa, que preside o Forum Nordeste, também rebateu as críticas de Bolsonaro:

Resultado de imagem para governadores do nordeste
Bolsonaro, vestido de traje típico do Nordeste na campanha eleitoral, chama governadores nordestinos de paraíbas

“Nós governadores do recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais. Aguardamos esclarecimentos e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”. (Rui Costa – Bahia)

Carta dos Governadores do Nordeste

19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.

RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas

RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia

CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará

FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão

JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba

PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco

WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui